Descubra o simbolismo por trás da bandeira da Alemanha

Ao contrário das outras bandeiras, que possuem um significado para cada elemento, a da Alemanha possui definições da junção dos elementos


A República Federal da Alemanha, ou simplesmente Alemanha, é um país localizado bem no centro do continente europeu. Trata-se de um território relativamente vasto, com mais de 350 mil quilômetros quadrados habitados por uma população que ultrapassa a faixa de 82 milhões.

Já foi conhecida pela historicidade política e pelo período opressor comandado por Adolf Hitler, do Partido Nazista. Porém, a Alemanha é hoje lar para a população de imigrantes, sendo o terceiro país que mais abriga estas pessoas.

E, com o intuito de representar toda a história desta nação, foi criada uma bandeira tricolor. Sem desenhos e dividida em três faixas iguais, com cores diferentes, a bandeira alemã guarda dois únicos significados que podem ser interpretados avaliando o conjunto de todo o estandarte.

Descubra o simbolismo por trás da bandeira da Alemanha

Foto: Pixabay

Bandeira da Alemanha: características, cores e significados

Como já foi dito, o símbolo máximo da República Alemã possui três cores dividas em faixas horizontais e de tamanhos iguais. As colorações são: preto, na parte superior; seguido pelo vermelho, faixa do meio; e por fim, o amarelo ouro, na região inferior da bandeira. Com o proporção de 3:5, esta bandeira não é tão recente.

Apesar de oficializada após a Primeira Guerra Mundial, na instauração da República com Weimar, em 1919, a bandeira já tinha sido usada no século XIX, durante o Festival de Hambach (1832).

Já quando houve a divisão da Alemanha em duas, Oriental e Ocidental, as cores continuaram as mesmas, porém logo o lado Oriental resolveu incrementar o símbolo com uma coroa e dentro dela um martelo e um compasso.

Na unificação do país, as faixas tricolores tornaram-se a representação oficial da Alemanha e foram definidas pelo artigo 22° da Lei Fundamental alemã.

Ao contrário das demais bandeiras, que possuem um significado para cada cor e desenho, este estandarte possui apenas dois significados provenientes de uma interpretação conjunta das cores. Para os historiadores, o preto, vermelho e amarelo representam, juntos, a democracia instaurada na Alemanha, bem como a liberdade do país e de seu povo.


Reportar erro