Estado, Nação e Governo

Você sabe qual a diferença entre os conceitos de Estado, Nação e Governo? Muitas pessoas se confundem quanto a esses conceitos e outras chegam…


Você sabe qual a diferença entre os conceitos de Estado, Nação e Governo? Muitas pessoas se confundem quanto a esses conceitos e outras chegam a afirmar que essas expressões possuem o mesmo significado, mas na verdade são assuntos bem diferentes. Para entender melhor a diferença entre cada um deles é preciso compreender os conflitos nacionais separatistas.

Estado, Nação e Governo

Foto: Reprodução

Estado

O Estado é a unidade administrativa de um determinado território, ou seja, não há Estado sem território. Este é formado por um conjunto de instituições públicas que representam, organizam e atendem (ou pelo menos deveriam atender) as necessidades da população que habita o seu território. Entre essas instituições públicas temos o governo, as prisões, os hospitais públicos, o exército, as escolas e outras mais.

Em nosso país o termo Estado é aplicado aos 26 estados que fazem parte da República Federativa do Brasil, estes por sua vez, estão divididos em cinco regiões, são elas: a região Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Nação

Já quando nos referimos a Nação, o conceito está ligado à identidade, à cultura e aos aspectos históricos do local. Podemos afirmar que a nação é uma espécie de agrupamento ou organização de uma sociedade a qual compartilha dos mesmos costumes, características, idioma, cultura e que possuem uma determinada tradição histórica. Ou seja, uma nação indica um povo que possui a mesma origem ou pátria, que pode possuir a mesma cultura, ideologia, língua, costumes e outras características em comum. Como exemplo de nação temos a nação brasileira, a nação chinesa, a nação americana e muitas outras.

É importante saber que uma nação não precisa estar exatamente no mesmo espaço geográfico ou estar dentro de um mesmo país. O caso da nação de Israel por exemplo, é a prova de que é possível existir uma nação que está espalhada por diversos países do mundo. Essa nação continuou existindo durante anos fora de seu país origem, sem possuir um governo que pudesse reuni-los em torno de suas crenças, ideais, valores e origens. Só após o término da Segunda Guerra Mundial é que essa nação foi reestabelecida.

Governo

Podemos dizer que o governo seria apenas uma das instituições que compõem o Estado, e é ele que possui a função de administrar esse Estado. Os governos mudam e podem apresentar diferentes formas, que geralmente variam de um lugar para outro, já os Estados não mudam, eles são permanentes.

É o governo que administra um estado ou o país, quando falamos de política e criticamos ou elogiamos o governo do nosso país significa que estamos criticando ou elogiando a administração dele, isso não quer dizer que essa crítica ou elogio seja diretamente a uma única pessoa. Pois o governo não é formado por apenas uma pessoa, mas sim por um grupo de pessoas que se encontram em várias áreas diferentes que juntas compõem o governo.

Em nosso país temos o presidente da república que é o líder máximo do governo, porém, mesmo a última palavra sendo atribuída a essa pessoa, existe uma grande equipe que é formada por ministros, secretários, economistas, advogados e outros que formam o governo do Brasil.


Reportar erro