Fases da lua

A lua por muito tempo foi usada como marco temporal por mudar sua aparência vista da Terra. Ela, como a Terra, não possui luz…


A lua por muito tempo foi usada como marco temporal por mudar sua aparência vista da Terra. Ela, como a Terra, não possui luz própria, mas sim reflete a luz do Sol enquanto faz sua trajetória ao redor do globo terrestre. As fases da lua, como são chamadas suas diferentes formas, são as porções visíveis do satélite iluminadas pela luz solar. Dependendo de sua posição quanto à Terra, é possível vê-la por inteiro ou apenas em partes.

Fases da lua

Foto: Reprodução

As quatro fases da lua são as seguintes:

Lua Nova

A lua nova é chamada assim já que se encontra entre a Terra e o Sol e, por consequência, não consegue refletir luz. É possível ver sua forma escura quando a lua nasce, causando, por um breve momento, um eclipse solar.

Quarto Crescente ou Lua crescente

Ocorre aproximadamente uma semana depois que a lua se encontra num ângulo de 90 graus em relação ao Sol, fazendo com que metade de sua superfície iluminada fique visível da Terra. O nome “quarto crescente” vem do fato de que apenas um quarto da superfície lunar é visível, e que a superfície lunar é cada vez mais vista até se chegar no período seguinte.

Lua Cheia

Em torno de quinze dias após a lua nova, a cheia se encontra em oposto ao Sol. Pode-se ver a totalidade da superfície lunar iluminada, parecendo estar “cheia”. Essa é a época mais provável em que pode ocorrer um eclipse lunar, caso a Terra fique entre o Sol e a Lua.

Quarto Minguante

Três semanas após a lua nova, a ela se encontra em posição oposta a que estava quando crescente. Sua parte iluminada visível vai constantemente diminuindo até que consegue-se ver apenas seu contorno.

O ciclo lunar se completa em vinte e nove dias e meio, sendo dois dias mais longo que o tempo da Lua transladar a Terra. Isso ocorre por causa da Terra também realizar um movimento rotacional por si só, o que faz com que a posição do Sol em relação à Terra e, consequentemente, à lua, mude sozinho.

Curiosidade:

Lua x Cabelo

É comum as pessoas mais velhas afirmarem que o corte de cabelo é influenciado pela Lua. Mas será que de fato é verdade? Embora a ciência não tenha comprovado que isso funcione, também não provou que não funciona.  Para quem tem o sonho dos cabelos longos, invista na Lua crescente, corte de preferência no meio do ciclo que  é quando sua força é mais forte. Quem tem os cabelos fininhos e quer um volume legal para os fios, deve apostar na lua cheia.  Para renovar no corte, a melhor pedida mesmo é a lua nova, com ela vêm novos ares. Evite por completo a lua minguante, pois ela tende a deixar os cabelos quebradiços.


Reportar erro