História e significado da bandeira do Suriname

A bandeira do Suriname, cuja capital é Paramaribo, é formada pelas cores vermelho, verde e branco, com uma estrela amarela central


O símbolo maior de cada país, estado ou cidade é dado pela sua bandeira. Cada uma possui uma série de elementos que podem conter muitos significados, desde suas cores, desenhos e emblemas.

A bandeira do Suriname, por exemplo, ela é formada pelas cores vermelho, verde e branco, com uma estrela amarela central.

Suriname: o país

Antes de conhecer o significado do pavilhão, vejamos um pouco sobre as características do país. O Suriname é um país relativamente jovem. Ele só tornou-se independente da Holanda no ano de 1975. Ele está localizado no norte da América do Sul e é conhecido, oficialmente, por República do Suriname.

História e significado da bandeira do Suriname

Foto: depositphotos

Sua etnia é bastante variada, formada por povos de origem europeia, africana, indiana, javanesa e da índia, que representa a maioria da população.

Falando em quantidade de pessoas, de acordo com contagem demográfica realizada, no ano de 2015, o país conta com 600 mil pessoas. Na capital, Paramaribo, é onde se concentra a maior parte da população, 250 mil pessoas.

O Suriname é dividido em 10 distritos, sendo Sipaliwini o maior. Devido aos traços da colonização, a maior parte da população fala holandês. Porém, por lá também é possível identificar outras línguas no dialeto, a exemplo do hindi, javanês, crioulo, dialetos indígenas e inglês.

A bandeira

A bandeira do Suriname é formada por cinco listras horizontais nas cores: verde, branco, vermelho, sendo duas brancas, duas verdes e uma vermelha de espessura dupla, comparada as demais. Uma estrela de cinco pontas na cor dourada é localizada bem no centro do pavilhão.

A bandeira foi adotada no dia da Independência do Suriname: 25 de Novembro de 1975. A cor verde representa a esperança e riqueza; já o branco justiça e liberdade e o vermelha vem como representação do amor e progresso. A estrela representa a união dos grupos étnicos; a cor dourada significa sacrifício e altruísmo.

A bandeira na história

Quem ver o pavilhão do Suriname com todas essas cores, formas e representações, não imaginam que, nem sempre, o símbolo de representação do país teve essas características.

Antes da independência, a bandeira do Suriname era formada por um fundo branco com cinco estrelas coloridas, com as mesmas formas e tamanho, com uma elipse interligando-as.

Os grupos étnicos que compõem a população e a cultura eram representados pelas estrelas. Já a elipse representada a relação harmoniosa entre os grupos étnicos.

Lá pelo ano de 1966, o Conselho Supremo da Nobreza Real Neerlandesa, aprova uma mudança na bandeira, integrando três listras horizontais nas cores vermelho, branco e azul na parte superior e inferior da bandeira. Essa mudança veio como representação do território neerlandês e simbolizando a bandeira neerlandesa.


Reportar erro