O censo de 2010

Confira o que foi o censo de 2010 e quais foram as informações recolhidas sobre a população brasileira


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é um órgão que tem como função estudar a sociedade, apresentando números sobre a população nacional, as formas como ela vive e onde ela está inserida.

A cada 10 anos há uma nova pesquisa, que serve para atualizar os dados sobre os brasileiros. O último censo nacional foi divulgado em 2010 e teve um grande destaque devido à tecnologia que foi empregada na sua realização.

Censo de 2010

O censo de 2010 foi a XII pesquisa realizada pelo órgão no Brasil, desde 1872. De acordo com o site oficial do IBGE, este tipo de trabalho “constituiu o grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características socioeconômicas e, ao mesmo tempo, na base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década.”

O censo de 2010

Imagem: Reprodução/ internet

Apesar de ter sido divulgado em dezembro do mesmo ano, o censo de 2010 foi iniciado em 2007. A partir de 2008 os trabalhos foram ampliados, mas só em 2010, durante os meses de agosto, setembro e outubro, que os dados foram coletados.

Pesquisa do IBGE em números

Todos os 26 estados e mais o Distrito Federal participaram das pesquisas do IBGE, em 2010. No total foram 5.565 municípios e 67.569.688 de domicílios visitados ao longo dos três meses de trabalho. Para conseguir suprir toda esta demanda, foram contratados aproximadamente 240 mil pessoas, entre os coletores, supervisores, apoiadores e administrativos. Além de um gasto de R$ 1,4 bilhão.

No entanto, não foram todos estes números que chamaram a atenção para o censo de 2010, mas sim a quantidade de tecnologia empregada neste trabalho. Ainda segundo o site do órgão, foram utilizados 220 mil computadores de mãos, todos eles equipados com o dispositivo de GPS. Este tipo de auxílio facilitou o trabalho dos coletores, que puderam ir nas mais distantes aldeias indígenas.

A importância do censo

As perguntas que guiam o censo são: quantos somos? como somos? onde vivemos? como vivemos?. Ao responder estas questões é possível traçar um perfil para o brasileiro, levando em consideração moradia, educação, transporte, trabalho, rendas, etc. Sendo assim, quem deseja conhecer a população do país, deve experimentar fazer uma pesquisa no site do IBGE.


Informar erro