O que acontece no corpo após você tomar uma xícara de café

O café trabalha no corpo durante seis horas após o consumo, favorecendo desde o aumento de energia até a eliminação de toxinas através da urina


No trabalho, em uma reunião, para terminar aquela atividade da faculdade em plena madrugada ou até mesmo para simplesmente acompanhar um folhear de livro.

Estas e outras situações pedem um bom e forte café, que sem dúvidas é um amigo fiel. Esta bebida quente tão associada à função de manter o corpo em funcionamento, é na verdade um produto que exerce funções com mais profundidade no cérebro e no organismo como um todo.

Para se ter uma ideia, a bebida mais consumida no mundo trabalha no corpo durante seis horas após o consumo, favorecendo desde o aumento de energia até a eliminação de toxinas através da urina. Por isso, acompanhe o percurso do café no organismo.

O que acontece no corpo após você tomar uma xícara de café

Foto: depositphotos

Os 10 primeiros minutos do café no corpo

Logo nesta etapa a cafeína já entra na corrente sanguínea e causa a aceleração da frequência cardíaca, o aumento da pressão sanguínea e proporciona a sensação de energia. Assim, o corpo já começa a se sentir mais disposto para realizar as atividades diárias, manter-se acordado e ativo.

Função da bebida após 20 minutos

Existe uma substância no corpo chamada de adenosina e ela é responsável por avisar ao corpo que está na hora de dormir. Este mesmo elemento é estruturalmente semelhante a cafeína e por isso esta última passa por despercebida e liga-se a adenosina, desativando-a.

Por isso, a sensação de concentração melhora, é possível também resolver problemas e tomar decisões. Consequentemente, o cansaço vai embora.

Energia aos 30 minutos

Com meia hora após o consumo, o corpo começa a produzir adrenalina. Neste momento, há um estouro de energia no organismo e isso colabora para uma melhora na respiração, a visão fica mais apurada com o dilatação das pupilas e o desempenho físico ganha uma guinada. O auge da disposição é neste momento.

40 minutos e a melhora do humor

O café tem a função de aumentar a sensibilidade do cérebro com relação a serotonina. Por este motivo, a pessoa tende a ficar com o humor mais vigoroso. Além disso, os músculos também ficam revigorados e com mais força após os 40 minutos do consumo.

Quatro horas depois

Após as quatro horas, o café começa a diminuir seus efeitos sobre o corpo. A energia diminuiu, mas a que foi gasta logo no começo é transformada em queima de gordura mesmo sem haver movimentação física. Nesta fase, o suco gástrico começa a ser produzido para o processo de digestão deste líquido.

Efeito diurético após seis horas

Seis horas é o tempo limite do café no organismo e de seus benefícios. Contudo, ele acaba saindo com “chave de ouro” do corpo, isto é, favorecendo o processo diurético. Assim, com a união da água e do café, as substâncias tóxicas são reunidas da corrente sanguíneas e enviadas para fora do organismo através da urina.


Reportar erro