Você sabia? Pensar pode queimar calorias

Você sabia que pensar também queima calorias? Descubra como isso funciona e confira outras atividades rotineiras que gastam calorias diariamente


A quantidade de calorias que consumimos em determinados alimentos já virou um tema polêmico nos dias atuais em que dietas se tornam cada dia mais comuns. A prática de atividades físicas ajuda a eliminar calorias de forma a auxiliar no emagrecimento, mas você sabia que pensar também queima calorias?

Isso porque, segundo um estudo realizado nos Estados Unidos, no Centro Nacional de Informação da Biotecnologia, o cérebro, apesar de representar somente 2% do peso do corpo, promove uma intensa atividade metabólica de forma que ajuda a consumir energia.

As áreas especialmente ativas são o córtex do lobo pré-frontal e pré-motor, responsável pela resolução dos problemas, mas também pelo planejamento do movimento, assim como o hipocampo do lobo temporal, que é responsável pela memória de curto prazo.

A queima calórica e o pensamento

Essa queima calórica, entretanto, está mais direcionada ao tempo pensando, e não tanto à dificuldade do raciocínio. Escrever em um diário, por exemplo, pode queimar mais calorias que resolver um exercício de matemática. E por mais que você não acredite, jogar baralho gasta 105 kcal por hora, já assistir a uma hora de aula pode render 126 kcal a menos.

Você sabia? Pensar pode queimar calorias

Foto: Pixabay

A queima pode variar de acordo com muitos critérios. Um deles, por exemplo, é a idade: os jovens gastam mais que os velhos. Ou ainda a concentração e a velocidade do uso da glicose para a produção de energia empregada nos processos cognitivos.

É difícil, no entanto, determinar um valor específico e preciso para o gasto calórico de um pensamento. Diferentemente de um exercício ou até da comida que estamos ingerindo, não podemos ainda descobrir precisamente o gasto calórico promovido pelo pensamento.

Pessoas sedentárias têm um gasto energético de, em média, 1.300 kcal ao dia, e desses, o cérebro é responsável por 260. Com isso, podemos chegar a um valor estimado de 10,8 kcal gastas para o funcionamento cerebral por hora, o equivalente a 100 g de agrião ingerido. Geralmente, as pessoas sedentárias gostam de jogar vídeo game, eventualmente. Pois saiba que o estímulo mental gerado pelo jogo pode fazer a pessoa perder 108 kcal por hora, assim como assistir TV, que pode fazer sumir 72 kcal em uma hora.


Informar erro