Você sabia? Pensar pode queimar calorias

Você sabia que pensar também queima calorias? Descubra como isso funciona e confira outras atividades rotineiras que gastam calorias diariamente


A quantidade de calorias que consumimos em determinados alimentos já virou um tema polêmico nos dias atuais em que dietas se tornam cada dia mais comuns. A prática de atividades físicas ajuda a eliminar calorias de forma a auxiliar no emagrecimento, mas você sabia que pensar também queima calorias?

Isso porque, segundo um estudo realizado nos Estados Unidos, no Centro Nacional de Informação da Biotecnologia, o cérebro, apesar de representar somente 2% do peso do corpo, promove uma intensa atividade metabólica de forma que ajuda a consumir energia.

As áreas especialmente ativas são o córtex do lobo pré-frontal e pré-motor, responsável pela resolução dos problemas, mas também pelo planejamento do movimento, assim como o hipocampo do lobo temporal, que é responsável pela memória de curto prazo.

A queima calórica e o pensamento

Essa queima calórica, entretanto, está mais direcionada ao tempo pensando, e não tanto à dificuldade do raciocínio. Escrever em um diário, por exemplo, pode queimar mais calorias que resolver um exercício de matemática.

Você sabia? Pensar pode queimar calorias

Foto: Pixabay

A queima pode variar de acordo com muitos critérios. Um deles, por exemplo, é a idade: os jovens gastam mais que os velhos. Ou ainda a concentração e a velocidade do uso da glicose para a produção de energia empregada nos processos cognitivos.

É difícil, no entanto, determinar um valor específico e preciso para o gasto calórico de um pensamento. Diferentemente de um exercício ou até da comida que estamos ingerindo, não podemos ainda descobrir precisamente o gasto calórico promovido pelo pensamento.

Pessoas sedentárias têm um gasto energético de, em média, 1.300 kcal ao dia, e desses, o cérebro é responsável por 260. Com isso, podemos chegar a um valor estimado de 10,8 kcal gastas para o funcionamento cerebral por hora, o equivalente a 100 g de agrião ingerido.

Atividades que queimam calorias

Você sabia que existem ainda outras atividades rotineiras que queimam calorias? Assistir TV, por exemplo, gasta 72 kcal por hora, enquanto assistir uma hora de aula gasta 126 calorias. Cozinhar gasta 168 kcal, digitar gasta 95 kcal por hora, dormir gasta 60 kcal por hora, falar ao telefone gasta 85 kcal por hora, jogar videogame, 108 kcal por hora, jogar baralho, 105 kcal por hora e tomar banho gasta 280 kcal por hora.


Reportar erro