,

14 coisas que você precisa saber antes de se mudar para São Paulo

Você já pensou em morar em SP? Veja neste artigo tudo o que você precisa saber antes de se mudar para SP. Conheça as características dessa cidade e suas vantagens e desvantagens. Acompanhe a seguir!

São Paulo. Maior cidade do Brasil e também e a mais frenética! Há aqueles que amam o destino e outros que não suportam. São tem mais de 12 milhões de pessoas morando na capital e regiões metropolitanas.

Segundo o IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, entre 2015 e 2016, a cidade cresceu 0,57%. Uma prova de que a cidade ainda se expande e caminha para continuar no topo do ranking das cidades mais populosas do Brasil.

E quais serão os motivos que levam tanta gente a optar pela cidade de São Paulo para viver? Os motivos positivos são muitos, apesar da existência de alguns negativos. Saiba alguns dos mais relevantes agora.

O que você precisa saber sobre São Paulo

Dentre as coisas que você precisa saber antes de se mudar para São Paulo uma delas é sua arquitetura variada

Ponte Octávio Frias de Oliveira, um dos cartões postais da cidade de São Paulo (Foto: depositphotos)

1- Cidade nunca para

Se existe uma cidade no Brasil que nunca para é São Paulo. Podemos dizer que a capital paulistana oferece serviços 24h para quem possa interessar. São restaurantes, lojas, farmácias, padarias, mercados, cafeterias e diversos estabelecimentos comerciais que não fecham nunca!

2- Cenário cultural plural

Você quer ir a um museu clássico? Ou prefere amostras mais alternativas em plena Avenida Paulista? O cenário cultural é bastante diverso em São Paulo e você certamente encontrará exposições, peças, shows e apresentações que agradem o seu gosto.

Veja também: Biografia de João Doria Júnior

3- Vida noturna agitada

Prefere uma balada? O que dizer da cidade que concentra centenas de bares, restaurantes e espaços dedicados ao rock, flash back, eletrônica, alternativa, voz e violão, forró, samba, sertanejo e demais gêneros musicais? Há espaços também para os públicos GLBT, infantil, adolescente etc.

4- Oportunidades de trabalho

As oportunidades de trabalho e emprego são bem fartas em São Paulo. Praticamente todas as maiores empresas do país possuem representações na capital, além de bancos, fábricas e diversos empregadores. A oferta de trabalho é abundante na cidade.

5- Educação farta

Mas para conquistar os melhores empregos é preciso estar capacitado, pois se a demanda é grande, a concorrência para os melhores postos também. Logo, se você for morar em São Paulo aproveite para investir na sua educação. São dezenas de escolas, faculdades, centros técnicos e cursos profissionalizantes.

6- Gastronomia diversa

Umas das marcas de São Paulo é sua gastronomia diversificada

Em São Paulo se encontra restaurantes franceses, japoneses, tailandeses e muito mais (Foto: depositphotos)

As opções de comida em São Paulo são diversas. Dá para dar uma volta ao mundo experimentando os pratos típicos de lugares do mundo inteiro. Japonesa, mexicana, indiana, tailandesa, nordestina, mineira, fast food, italiana, francesa e inúmeros outros tipos de pratos são servidos no cenário gastronômico paulistano.

7- Independência para todos

Sabe aquele velho sonho de ser realmente quem você quiser? Em São Paulo, dado o seu tamanho e dimensão, as pessoas costumam ser mais livres. Essa independência reflete nos jeitos dos moradores levarem a vida, se vestirem, se relacionarem. A cidade é eclética e absorve bem diferentes estilos de vida.

Veja também: Saiba mais sobre Universidade de São Paulo (USP)

8- Perto da praia

Você certamente irá morar numa selva de pedra. Mas não é que São Paulo fica perto do litoral? As praias mais próximas da capital ficam localizadas, em média, a 80 quilômetros de distância. O que é positivo para você fugir um pouco da loucura da cidade e ter contato com a natureza.

9- Trânsito caótico

O trânsito de São Paulo é um dos maiores problemas da cidade. Ele é simplesmente caótico! Há congestionamentos nos horários de pico e o transporte público não funciona bem. E para você sair ou entrar na cidade aos feriados, é uma dor de cabeça.

10- Clima instável

Muita gente reclama do clima e temperatura da cidade. Prova disso é o título de “cidade da garoa” que São Paulo ostenta. Além disso, a cidade enfrenta uma friaca de vez em quando, o que deixa muitos moradores desanimados.

O clima instável é uma das marcas dessa cidade

São Paulo é conhecida como a “terra da garoa” (Foto: depositphotos)

11- Violência exacerbada

São Paulo é uma cidade bem violenta, quando comparada com grandes cidades de outros países. Roubos, assaltos, assassinatos acabam tomando conta dos noticiários que cobrem o cotidiano. A taxa média de crimes contra a vida é de 12,2 para cada 100 mil habitantes. Para você ter uma ideia, em 2015, foram 5.427 homicídios registrados.

12- Custo de vida alto

O custo de vida de São Paulo é bastante alto. Um chopp custa, em média, 10 reais; um ingresso de uma boate, 55 reais; o bilhete de transporte público, 3,80 reais; uma hora de estacionamento no centro, 17 reais; diária de uma faxineira, 133 reais; cinema, 28 reais; aluguel, 1700 reais; parcela mensal do ensino médio, 1.500 reais.

13- Ar livre limitado

Apesar do cenário cultural ser eclético e diversificado, as opções de lazer ao ar livre são mais limitadas. Principalmente nos bairros mais periféricos e afastados. O Ibirapuera é o maior parque de São Paulo, no entanto não está acessível a todos os moradores, por questão de distância.

Veja também: Conheça a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

14- Distâncias enormes

E por falar nelas, as distâncias são os grandes vilões de São Paulo. Tudo fica bem longe. É o que sempre dizem os moradores. O trânsito complicado e o transporte público deficiente não ajudam em nada a diminuir esse estigma. Por conseguinte, prepara-se para percorrer grandes distâncias todos os dias morando em São Paulo.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.