Copa do Mundo: Quem a organiza?

Desde sua criação, a Copa do Mundo foi organizada e regulamentada apenas por uma entidade. Saiba qual é ela

Copa do Mundo: Quem a organiza? Com a proximidade dos jogos você pode já ter se feito esta pergunta. Neste post você vai descobrir a resposta para isso e ainda saber algumas curiosidades sobre o evento.

A Copa do Mundo é organizada pela FIFA, ou Federação Internacional de Futebol, desde a sua primeira edição, em 1930. O torneio, que é, hoje, a principal competição mundial do esporte, acontece a cada quatro anos, desde a sua criação.

Dessa forma, a competição, tem uma relevância além do futebol, sendo o evento esportivo mais assistido de todo o mundo. Ultrapassando até mesmo, os telespectadores das transmissões das olimpíadas.

Quem criou a Copa do Mundo?

A Copa do Mundo, como é conhecida no Brasil, é um torneio criado pela Federação Internacional de Futebol, a Fifa, em 1928. Contudo, a sua primeira edição ocorreu apenas em 1930, tendo diversas seleções nacionais como participantes.

A Copa do Mundo é organizada pela Federação Internacional de Futebol, a Fifa

A primeira edição da competição aconteceu em 1930, no Uruguai (Foto: depositphotos)

Antes de ser definida a criação de um torneio internacional, foi proposta uma votação em um dos congressos da entidade. A votação terminou com 5 votos a favor do evento, que aconteceu dois anos depois.

A primeira edição foi posta em prática em 1930. Mas a ideia da realização já havia surgido em 1904, ano em que a federação de futebol foi criada.

O que é a FIFA?

A FIFA é uma sigla para Fédération Internationale de Football Association, que significa Federação Internacional de Futebol, em português. Ela é uma organização internacional, que surgiu em 1904, e regula os principais torneios mundiais do esporte.

Veja também: Fifa: Qual o papel desta entidade?

A Fifa, desde a sua criação, tinha a intenção de organizar um torneio mundial do esporte. Fato que foi concretizado apenas quase 30 anos depois. Além de organizar os torneios, a federação internacional, junto com outra associação de futebol, também faz os regulamentos, que devem ser cumpridos por todos os competidores dos jogos.

Quando e onde foi realizada a primeira Copa do Mundo?

A primeira edição da Copa do Mundo aconteceu em 1930 no Uruguai. O país foi escolhido pelos dirigentes da Fifa para sediar os jogos um ano antes, em 1929. A decisão ocorreu por causa do centenário da independência do país.

Apenas 13 seleções nacionais participaram do primeiro torneio, desses, quatro eram times de países europeus, que cruzaram o mar de navio para disputar as partidas. Dois times eram da América do Norte e os demais participantes foram os países vizinhos da América do Sul.

O Brasil também jogou na primeira edição da Copa do Mundo. Mas acabou sendo eliminado na primeira rodada. A seleção da casa, o Uruguai foi a campeã desta primeira edição, vencendo a final contra a Argentina.

A Copa era realizada nos anos pares dos intervalos das olimpíadas e os times usados eram quase sempre os mesmos. Isso acontecia porque, nas primeiras edições, o torneio ainda não tinha o status que conquistou ao longo dos anos.

Veja também: Quais foram as finais da Copa do Mundo de Futebol

A Copa do Mundo já deixou de ser realizada alguma vez desde que foi criada?

Sim, desde a sua criação em 1930, a Copa do Mundo foi cancelada duas vezes. Ambas as vezes foi por causa de conflitos armados.

As edições canceladas foram as que seriam realizadas em 1942 e em 1946, por causa da Segunda Guerra Mundial. O campeonato ficou em hiato por dois anos, por conta dos conflitos e só voltou a ser realizado em 1950, quando aconteceu a primeira Copa do Mundo no Brasil, quando o Uruguai foi novamente campeão.

Quantas edições da Copa do Mundo já foram realizadas?

A Copa do Mundo FIFA, já foi realizada desde a sua criação 20 vezes, durante os 88 anos que a competição completa em 2018. Ao todo 16 países já sediaram alguma edição dos jogos.

O Brasil já sediou a Copa do Mundo de Futebol 2 vezes, em 1950 e 2014

A Copa do Mundo de Futebol já aconteceu 20 vezes e 16 países já sediaram o campeonato (Foto: depositphotos)

Alguns países chegaram a ser sede da competição por duas vezes ao longo da história, como é o caso do Brasil, da Itália e do México. Em 2002 a Copa foi pela primeira vez realizada em dois países. Dessa maneira, os jogos tiveram como sede tanto o Japão, quando a Coreia do Sul. Essa foi a primeira vez que a federação autorizou que dois países dividissem a sede dos jogos.

Quais países já foram campeões da Copa do Mundo?

Em todas as edições da competição, apenas oito países já venceram as edições dos jogos. O Uruguai, que ganhou a primeira edição e a Copa de 1950, a Argentina que também foi campeã duas vezes e o Brasil, com cinco títulos, como os representantes da América do Sul.

Fora eles, já foram campeões também a França, a Itália, a Alemanha e a Espanha, como representantes do continente europeu. O Brasil está na liderança, com cinco títulos conquistados, sendo seguido pela Alemanha e pela Itália, cada uma com quatro vitórias no campeonato Mundial.

Em que ano o Brasil ganhou a competição pela primeira vez?

O Brasil ganhou o título de campeão de uma Copa do Mundo pela primeira vez em 1958, na edição que foi realizada na Suécia. A seleção, mesmo estando desacreditada, pois havia passado pelas eliminatórias com dificuldade, venceu a seleção da casa no dia 29 de julho, daquele ano.

Depois disso, o país conquistou o segundo título na edição seguinte, em 1962.

Veja também: Conmebol, importante torneio do futebol sul-americano

Qual a seleção com mais títulos da Copa do Mundo?

O Brasil é a seleção que detém o recorde de mais títulos internacionais, conquistados em Copas do Mundo. A seleção brasileira foi campeã pela primeira vez em 1958, logo depois em 1962 e pela terceira vez em 1970.

O quarto título veio apenas após um longo jejum de vitórias em campeonatos importantes, sendo conquistado apenas em 1994, na Copa do Mundo que foi realizada nos Estados Unidos. O quinto título, que trouxe o recorde de vitórias para seleção, veio em 2002, em uma final contra a Alemanha.

O troféu da Copa do Mundo

Durante toda a história dos jogos foram usadas duas taças, que eram entregues ao campeão da edição. O troféu original foi batizado de Taça Jules Rimet, em homenagem ao presidente da Fifa em 1946.

A taça da Copa do Mundo de Futebol representa duas pessoas segurando o mundo

A atual taça da Copa do Mundo é chamada de Taça FIFA ou Mister Ball (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

A taça era feita com ouro e liga de prata, com uma base de lápis lázuli e pesava quase quatro quilos. Ela era um troféu com uma representação alada da deusa Mises, que era a deusa grega da vitória.

Este troféu foi usado como premiação até 1970, quando permaneceu com o Brasil até 1983, quando foi roubada do Rio de Janeiro e até hoje não foi recuperada. Mas essa não foi a primeira vez que algo assim havia acontecido, pois a taça já havia sido roubada em outra ocasião.

A principal premiação sumiu quatro meses antes da Copa de 1966, durante uma exibição na Inglaterra. Ela só foi recuperada uma semana depois do campeonato em Londres, quando foi encontrada dentro de uma cerca viva por um cachorro. Depois disso, a FIFA passou a usar uma réplica, que foi vendida em 1997.

A atual taça entregue ao campeão é chamada de Taça FIFA, ou Mister Ball, Senhor Bola em português. O troféu, que tem mais de seis quilos, é feito com 5 quilos de ouro maciço e representa duas pessoas segurando o mundo.

Na base da taça está escrito não apenas o nome do campeonato, como também o nome de todos os times vencedores do torneio até o momento. Quando todo o espaço for preenchido, ela será trocada e ficará em poder da FIFA.

Veja tambémEntenda o ‘futebolês’, a linguagem do futebol

Importância da Copa do Mundo para o esporte

A Copa do Mundo FIFA é hoje, o maior e principal evento esportivo mundial. Atraindo milhares de torcedores, tanto para os países sede da competição, tanto para assistir aos jogos à distância. Dessa maneira, se tornando relevante não só para o esporte, como também na economia mundial.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6770) com formação completa no curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Experiência prática de dois anos em produção jornalística para TV e rádio.