Cordilheira dos Andes, conjunto de montanhas maior do mundo

Oito mil quilômetros de extensão e uma largura que varia entre 200 a 700 metros. Estes são os números que mais se aproximam do tamanho real da Cordilheira dos Andes, um conjunto de montanhas da América Latina que é considerado o maior do mundo.

Como trata-se de uma cadeia montanhosa, ela possui altitudes elevadas, sendo a média de 4 mil metros. Porém, o maior ponto desta região possui aproximadamente 7 mil metros e é chamado de Monte Aconcágua ou Pico Aconcágua.

Por está localizada na Costa Oeste do continente Sul-americano, a Cordilheira passa por sete países desta região, são eles: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina. E é em solos argentinos que o pico mais alto desta cadeia montanhosa está localizado.

Cordilheira dos Andes, conjunto de montanhas maior do mundo

Foto: depositphotos

História e características do povo da Cordilheira dos Andes

Há 65 milhões de anos, durante o período terciário do Planeta Terra, surge a Cordilheira dos Andes. A região montanhosa é oriunda do choque entre as placas tectônicas do Pacífico e Sul Americanas. As pessoas que moram nestas áreas são descendentes dos povos Incas, e elas possuem um coração maior do que as demais pessoas do mundo. Tal aspecto surgiu da necessidade em sobreviver em um local com pouco oxigênio.

Como os países usufruem desta cadeia montanhosa?

Por ser uma área repleta de paisagens montanhosas, a Cordilheira dos Andes é uma área que tem um potencial turístico muito forte. Apesar disso, este lado não é muito explorado, apenas alguns países adotaram a prática de transformar o turismo em uma atividade em seus territórios, a exemplo da Argentina, Chile, Peru e Bolívia. As atividades turísticas são:

  • Argentina: Podem ser feitas escaladas, acampamentos ou apenas uma reunião para presenciar o fenômeno conhecido como “neve eterna”;
  • Chile: Neste país, o ponto turístico fica por contas das estações de esqui, atraindo muitas pessoas pelas belas paisagens e pelas aventuras;
  • Peru: As atrações ficam por conta dos vulcões da região. Além disso, há uma cidade inca super famosa nesta área, que também é usada como ponto turístico;
  • Bolívia: Nesta região é possível encontrar o Salar de Uyuni, área com lagos de água salgada que atraem muitos banhistas.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.