Mar Báltico

O Mar Báltico recebeu vários nomes antes de ser denominado dessa forma. Saiba mais e fique por dentro da história desse gigante que banha nove países

O Mar Báltico está localizado no continente europeu, e antes de ser conhecido com o nome atual, foi também chamado de Mar da Alemanha. O Mar Báltico está localizado na Europa Setentrional, na região da Península Escandinava. 

Localização do Mar do Caribe

O Mar Báltico é um importante elemento hídrico da Europa, localizado na região mais ao Norte do continente, situado entre a Península Escandinava (formada pela Noruega, pela Suécia e pela parte Norte da Finlândia), países da Europa Setentrional, da região Centro-Oriental da Europa e da Europa Ocidental.

Países banhados pelo Mar Báltico

São países banhados pelas águas do Mar Báltico:

Mar Báltico

Foto: Pixabay

Suécia: é um grande país localizado na região Norte (Setentrional) do continente europeu, cuja capital é Estocolmo. A Suécia tem uma extensão territorial de 447.435 km², e uma população estimada em mais de 9 milhões de habitantes.

Dinamarca: é um país localizado na região extremo Sul da Escandinávia, no continente europeu, cuja capital é Copenhague. A Dinamarca tem uma extensão territorial de 42.931 km² e uma população de mais de 5 milhões de habitantes.

Rússia: é um país que está localizado em dois continentes, a Europa e a Ásia, cuja capital é Moscou. A Rússia é o país com maio extensão territorial do mundo, contando com 17.100.000 km² e uma população de mais de 144 milhões de pessoas. 

Finlândia: é um dos países que formam a Escandinávia, o qual se localiza na região Norte do continente europeu, e cuja capital é Helsinque. A extensão territorial da Finlândia é de 338.424 km², com uma população de mais de 5 milhões de habitantes.

Estônia: é um país localizado na região Nordeste do continente europeu, e sua capital é Tallinn. A Estônia possui pouco mais de 1 milhão de habitantes, e sua extensão territorial é de 45.339 km². Juntamente com a Letônia e a Lituânia, a Estônia compõe os chamados países bálticos.

Letônia: é um dos países bálticos, localizado na região Setentrional da Europa, e cuja capital é Riga. A Letônia tornou-se independente da União Soviética no ano de 1991, e possui uma dimensão territorial de 64.589 km². A população da Letônia passa dos 1,9 milhão de habitantes. 

Lituânia: é um país localizado na região Setentrional da Europa, e a capital do país é Vilna. O território da Lituânia possui 65.300 km² de extensão territorial, e uma população de 2,9 milhões de habitantes. A Lituânia é um dos territórios denominados de países bálticos. 

Alemanha: é um país que está localizado na Europa Central, e cuja capital é Berlim. A Alemanha é um dos países mais desenvolvidos do mundo, e sua população ultrapassa os 81 milhões de habitantes, e sua dimensão territorial é de 357.376 km². 

Polônia: é um país localizado na Europa Central, e sua capital é Varsóvia. A população da Polônia ultrapassa os 38 milhões de habitantes, em uma extensão territorial de 312.679 km².

Mar Báltico - Países banhados pelo Mar Báltico

Imagem: Reprodução/ Atlante Geográfico Metódico

Características do Mar Báltico

O Mar Báltico é um recurso hídrico que possui 415.266 km² de extensão, e seu ponto de maior profundidade atinge os 459 metros. Apesar deste ponto de profundidade, o Mar Báltico é considerado como um mar raso, onde as profundidades dificilmente ultrapassam os 60 metros. Os níveis de salinidade do Mar Báltico são menos elevados do que comumente ocorre nos demais mares, justamente porque ele recebe águas doces de alguns rios da região.

Economia do Mar Báltico

As atividades são intensas na região do Mar Báltico, onde existem importantes portos comerciais, sendo os mais importantes o de Copenhague, localizado na Dinamarca; o porto de Estocolmo, localizado na Suécia; o porto de Helsinque, na Finlândia; ainda o porto de São Petersburgo, na Rússia; e o porto de Gdansk, localizado na Polônia.

A presença destes portos na região é um fator que impulsiona o tráfego de embarcações marítimas, bem como o desenvolvimento dos países banhados pelo Mar Báltico. A pesca é uma das atividades comerciais que mais movimentam capital na região do Mar Báltico, sendo que os limites de captura são definidos pela Comissão Europeia (Conselho da União Europeia), visando garantir a pesca com sustentabilidade. São destaque em relação aos peixes, o Atum, o Bacalhau e o Salmão.

Existem importantes cidades que se localizam nas margens do Mar Báltico, e têm sua economia influenciada por isso, como São Petersburgo, na Rússia, Estocolmo, na Suécia, Copenhague, na Dinamarca, Tallin, na Estônia, Helsinque, na Finlândia e ainda Riga, Letônia. O turismo é um dos elementos que impulsiona a economia destas cidades, sendo que também os cruzeiros de luxo são comuns no Mar Báltico, nos quais é possível ter contato com uma das paisagens mais surpreendentes do mundo, os Fiordes da Escandinávia.

Mar Báltico - Fiordes

Foto: Pixabay

Golfos no Mar Báltico

O Golfo de Bótnia é um braço do Mar Báltico, localizado em sua porção mais Setentrional, entre a costa da Finlândia (ocidental) e a costa da Suécia (oriental). Já o Golfo de Riga está localizado entre a Letônia e a Estônia, enquanto o Golfo da Finlândia, é um braço oriental do Mar Báltico. As regiões dos golfos são ambientes privilegiados para habitações humanas, por serem estas as partes do mar que penetram nos continentes, geralmente em formato de ferradura.

Problemas ambientais no Mar Báltico

O Mar Báltico é considerado como um mar pouco profundo, onde as profundidades médias permanecem ao entorno dos 60 metros de profundidade. As águas do Mar Báltico não se renovam com rapidez, levando cerca de 30 anos para completar esse processo. Isso faz com que o mar esteja bastante poluído, o que o torna um ecossistema vulnerável.

Os transportes fluviais intensos, bem como a quantidade alta de populações que vivem às margens do Mar Báltico, são elementos que ocasionam também a intensificação da poluição neste local. Os poluentes químicos, originados do esgoto e das atividades agrícolas, são também elementos que pioram a situação do Mar Báltico.

As condições precárias do Mar Báltico ocasionam um fenômeno denominado de eutrofização, que é um processo no qual ocorre a redução dos índices de oxigênio das águas do mar, o que desestabiliza a vida marinha, reduzindo a quantidade de peixes e aumentando a quantidade de algas neste ambiente.

Luana Caroline Kunast é mestre em Geografia.

Referências

» EUROPA. Conselho Europeu. Conselho da União Europeia. Infografia –Fixação de limites de capturas e quotas. Disponível em: <http://www.consilium.europa.eu/pt/infographics/fishing-opportunities-infographics/>. Acesso em: 12 de junho de 2017.

» EUROPA. Parlamento Europeu. Estratégia europeia ajuda a limpar o mar Báltico. Disponível em: < http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?language=PT&type=IM-PRESS&reference=20090717STO58442>. Acesso em: 12 de junho de 2017.