Natal: Origem e curiosidades sobre essa festa

O Natal é uma das épocas mais bonitas e celebradas por toda a humanidade. Independente da religião, alguns aproveitam a data para celebrar a união familiar e os votos de harmonia.

Atualmente, o Natal é a celebração do menino Jesus que para os cristãos é o grande salvador. Entretanto, o Natal já foi uma festa pagã antes de ser adotada pelas religiões. A Revista Oásis publicou um resumo interessante dos fatos que precederam o Natal cristão. Entenda.

Origem da celebração natalina cristã

O Natal cristão só passou a ser celebrado no ano 354 d.C. Antes, essa festa era conhecida como o ‘Nascimento do Sol Invencível’, que era na verdade um deus romano chamado Mitra. A data 25 também não era fixa, pois o mais importante era que ela acontecesse durante o solstício de inverno, que ocorre entre o dia 22 e 25 de dezembro.

Natal: Origem e curiosidades sobre essa festa

Foto: depositphotos

Os pagãos celebravam o sol nessa época do mês de dezembro, pois os dias passavam a ter maior duração que as noites e a natureza se preparava para receber a primavera no hemisfério norte.

Ao adotar esse período para comemorar o nascimento de Jesus, as religiões cristãs provavelmente mudaram a real data na qual Cristo chegou ao mundo. Especialistas acreditam que não foi em dezembro que Maria deu a luz, pois os imperadores não costumavam fazer recenseamento durante o inverno em Israel. Os estudiosos acreditam que o parto deva ter acontecido entre março e novembro quando o clima é mais ameno no Oriente Médio.

A escolha da data se deu para facilitar a inclusão cristã nas tradições pagãs, bem comuns na Europa naquela época. Por isso, a Igreja Católica escolheu o dia 25 para festejar o nascimento do menino Jesus, e a Igreja Ortodoxa escolheu o dia 6 de janeiro.

Curiosidades do Natal

Já a tradição de trocas de presentes nasceu na Roma Antiga durante as festividades em homenagem a Saturno, deus da agricultura. Nessa época, as famílias se reuniam em jantares e trocavam presentes.

Outro costume bem comum nessa época do ano é montar árvores de Natal. Não se tem certeza como a tradição surgiu, mas acredita-se que a primeira árvore de Natal surgiu na cidade alemã de Bremen durante o século XVI, quando uma árvore foi decorada com maçãs, nozes, tâmaras e flores de papel. Existem relatos também que no município de Riga, na Letônia, por volta de 1510, também tenha sido montada a primeira árvore de Natal do mundo.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.