O que é e como fazer um plano de negócios

Você sabe o que é um plano de negócios? Ele é fundamental para quem está pensando em abrir uma empresa própria e quer saber como é o mercado, a aceitação do produto e as possibilidades do sucesso.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, um plano de negócios bem elaborado possui quatro fases: a identificação de oportunidades, elaboração do plano propriamente dito, a captação de recursos e o gerenciamento.

As vantagens de elaborar um são muitas. De acordo com o Sebrae, ele ajuda a diminuir as incertezas, organiza as ideias, coloca em cheque a viabilidade, orienta os próprios passos e dá apoio à gestão empresarial.

O que é e como fazer um plano de negócios

Foto: depositphotos

Confira os principais passos para desenvolver um:

1. Ramo de atividade

O primeiro passo para iniciar um plano de negócios é escolher o ramo da atividade. Isso é fundamental para a nascimento da empresa pois é nesse momento que você vai começar a descobrir as vantagens e desvantagens do setor.

2. Mercado consumidor

Quem vai consumir o meu produto ou serviço? Essa resposta é importante para trazer os próximos passos do seu negócio.

3. Fornecedor e concorrente

A viabilidade do seu negócio depende muito dos fornecedores. Não adianta você criar uma empresa cujo principal fornecedor não tem atuação na sua localidade ou que tenha uma logística muito complicada.

4. Concorrentes

É o quarto passo do seu plano de negócios. Descobrir quem serão seus concorrentes é primordial para entender o mercado e criar estratégias corretas de atuação.

5. Produtos e serviços que serão comercializados

Selecionar os produtos ou serviços com os quais você vai trabalhar é o quinto passo que deve conter no seu plano de negócios. Delimitar a quantidade, qualidade e preço vão te ajudar bastante na hora de saber as suas despesas e o seu lucro.

6. Localização da empresa

Onde vai ficar a sede da sua empresa? Onde funcionará? Vai precisar de um ponto para comercialização ou vai ser online? Essas são as perguntas que devem ser feitas no sexto passo na montagem de um plano de negócios bem estruturado.

7. Processo operacional

Agora é a vez de estipular como será o processo operacional do seu negócio. Uma vez que está definido o local onde ela funcionará, é preciso ter em mente e colocar no papel como se dará a produção dos seus produtos ou serviços.

8. Volume de produção

Diante disso, surge a pergunta: Quanto eu posso produzir? Quantas pessoas posso atender? Isso te auxiliará a definir o seu volume de produção.

9. Análise financeira

Por fim, o nono passo: quanto vou gastar para fazer tudo isso? Você deve levantar os custos iniciais para estrutura, os custos fixos que permanecerão enquanto a empresa existir e os custos variáveis, que mudam a cada mês.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.