,

O que é logradouro?

Os Correios utiliza o logradouro como um tipo de endereço para entrega de correspondências

Normalmente quando vamos enviar ou encomendar algo que precise vir por algum sistema de entrega de correspondências, damos de cara com alguns termos que não são tão familiares no nosso dia a dia. Um deles é logradouro. Mas afinal de contas, o que é logradouro?

Uma maneira interessante de descobrir o significado das palavras, é através da análise etimológica, que busca o sentindo através dos elementos que constituem o vocábulo.

Etimologia de logradouro

A palavra logradouro vem do termo lograr, que pode significar desfrutar ou alcançar algo. O vocábulo também é utilizado para expressar mentira, enganação ou tirar proveito.

Logradouro também pode designar um terreno anexado a uma habitação

O termo designa localidades como: alamedas, avenidas, campos, condomínios (Foto: depositphotos)

O termo lograr vem do latim, lucrari, que significa ganho, benefício, ganhar ou aumento. Outro vocábulo que surgiu do termo latino foi lucrar, que possui um significado semelhante à lograr, porém, aplicados em diferentes contextos.

Significados de logradouro

O vocábulo logradouro possui diversos sentidos mas, no Brasil, ele é utilizado principalmente para indicar um espaço público, que é destinado à circulação de veículos ou pedestres. 

Veja também: Conheça 5 grandiosas bibliotecas ao redor do mundo

Dentro do sentido citado acima, o termo designa localidades como: alamedas, avenidas, campos, chácaras, condomínios, conjuntos, distritos, favelas, fazendas, ladeiras, loteamentos, morros, parques, passarelas, residenciais, rodovias, ruas, sítios, travessas, viadutos, vilas etc.

Apesar de não ser tão popular o uso da palavra para esse fim, logradouro também pode ser usado para indicar um terreno anexado a uma habitação com uma determinada serventia, como um jardim, horta, área de lazer ou pasto para gado.

Correios

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), ou simplesmente Correios, órgão estatal responsável pelo sistema de entrega e envio de correspondências no Brasil, utiliza o logradouro como um tipo de endereço.

Quando se trata de enviar algo através dos Correios, o campo de logradouro deve ser preenchido unicamente como o nome da rua.

Para especificar o local da entrega, existe um outro campo chamado complemento, que deve ser preenchido indicando a característica da habitação (casa, apartamento, beco etc).

Veja tambémConfira os fatos sobre o Vaticano que você não sabia