,

O que é período sabático

Você sabe o que é período sabático? Esse termo tem ficado em muita evidência nos últimos anos. Isso porque está crescendo o número de pessoas que trabalham cada dia mais cedo para conquistar a sua independência financeira. O resultado é: muito dinheiro no bolso, mas pouca realização pessoal.

Por isso, esses profissionais têm buscado viver um período sabático. O significado desse fase nada mais é do que uma parada no ritmo de labuta e a busca por um encontro mais pessoal consigo mesmo ou com as pessoas mais importantes ou até mesmo um tempo para descobrir outras atividades profissionais que lhe dão prazer.

O que significa período sabático

O período sabático é um tempo que o profissional tira de “licença” da carreira profissional. Geralmente, ele é uma opção para pessoas que alcançam o sucesso profissional mais cedo do que os demais e precisam recarregar as suas energias e encontrar motivação fora do ambiente corporativo. Essa pausa pode variar entre meses ou um ano (ou até mais).

O período sabático é um tempo que o profissional tira de “licença” da carreira profissional

Utilize esse tempo para se dedicar a algum hobby, aproveitar a família ou aprender um novo ofício (Foto: depositphotos)

De onde surgiu o período sabático

Esse costume tem relação com a cultura judaica. Essa tradição diz que a cada sete anos, o religioso deve tirar um ano para recomeçar. A ideia faz parte da forma antiga de exercer o judaísmo.

A palavra vem do termo shabat que significa repousar, descansar, dar um tempo. Para você ter uma ideia, na antiguidade, quando fechava-se esse ciclo de sete anos, os agricultores passavam um ano sem plantar, nem colher insumo algum.

No final do século 19, os acadêmicos dos Estados Unidos começaram a pedir um tempo de licença das universidades. Com o passar dos anos, na metade do século 20, alguns profissionais do ambiente corporativo trouxeram essa antiga tradição religiosa para o mercado e acabaram adaptando os propósitos do período sabático para os dias atuais e necessidades mais urgentes.

Veja também: Saiba administrar o tempo para estudar sem deixar de se divertir

O que fazer durante um momento sabático

Durante um momento sabático, o profissional pode optar por diversas atividades em menor ou maior ritmo, como por exemplo:

  • Estudar
  • Viajar
  • Aprender um novo ofício
  • Desenvolver habilidades
  • Dedicar-se a uma paixão (escrever, correr, velejar, surfar etc)
  • Ficar mais tempo com a família
  • Buscar respostas inquietantes
  • Se autoconhecer
  • Fazer voluntariado
  • Aprender uma nova língua

Como tirar um ano sabático

Para tirar um ano sabático, o profissional precisa estar preparado para isso. Logo, não é raro essa decisão demorar a ser tomada. São anos de planejamento e organização para poder dar um tempo nas atividades profissionais. Por isso, você deve observar as seguintes questões:

Lado financeiro

É a primeira coisa que pesa quando alguém decide tirar uma ano sabático. Como se sustentar? Como manter as contas em dia? Por isso mesmo uma das atitudes primordiais que devem ser tomadas frente ao desejo de tirar um período sabático é colocar as contas na mesa e definir como funcionará a provisão pelos próprios meses. Afinal, a ideia é ficar livres dos problemas e não arrumar mais um.

Veja tambémComo estudar para concurso público de forma proveitosa

Lado familiar

Tirar um período sabático pode implicar em ficar mais junto da família. Ou não. Algumas pessoas optam por se isolar até mesmo daquelas pessoas cuja ligação é de sangue. Mas nem sempre isso acontece.

Quando o ano sabático é tirado por pessoas que querem aproveitar para ficar mais próximo dos seus, o planejamento tem que envolver todos os membros da família, principalmente o período sabático envolver viagens ou até mudança de cidade ou país.

Lado pessoal

Mesmo que o período sabático seja importante para resolver conflitos internos, ele deve também esperar o momento certo para acontecer. O lado pessoal é importante nessa tomada de decisão, pois depende muito da força de vontade e interesse em fechar um ciclo da vida pessoal.

Lado profissional

Esse é um dos mais importantes itens a ser avaliado quando o assunto é o ano sabático. É o momento certo? Minha carreira pede isso nesse momento? Quando é hora de parar? Voltarei ao mercado de trabalho mais preparado ou não pretendo mais exercer essa profissão? Tudo isso deve ser levado em conta antes de fazer essa pausa profissional.

Como se preparar para um período sabático

O período sabático pode durar meses ou até anos

Grandes companhias oferecem aos seus executivos a opção da licença não-remunerada (Foto: depositphotos)

Se preparar para uma pausa na carreira profissional não é tão fácil como parece. Afinal, não basta somente aposentar as “chuteiras” por um momento, mas sim estudar, planejar e se organizar para viver esse momento.

Para se preparar para um período sabático, o principal é ter a mente voltada para esse propósito, pois, por mais que seu corpo esteja cansado, sua mente tem que estar preparada para dar uma pausa na rotina do dia a dia.

A pessoa também precisa ter a mente aberta para novas ideias e modos de vida, pois quando ela está disposta a tirar um ano sabático, sua vida está prestes a mudar totalmente. A grande parte das atividades rotineiras serão substituídas por ações fora da agenda. Então, quem trabalhava 16 horas por dia, agora simplesmente será dono da sua própria programação e terá que lidar bem com essas novidades.

Veja também: Os melhores países para fazer intercâmbio e estudar outros idiomas

Além da mente está preparada para uma decisão como esta, a família é um elemento importante nesse processo, é preciso esclarecer com os mais próximos quais são os seus objetivos para evitar conflitos desnecessários.

Busque conversar também com a empresa, quem sabe você não consegue tirar uma licença não-remunerada, sem precisar se demitir. Inclusive, esse é um benefício que grandes companhias oferecem aos seus executivos.

Ano sabático não é férias

Algumas pessoas confundem período sabático com férias. Embora ficar sem trabalhar seja relacionado aos dias de descanso, nem sempre é assim. Em grande parte do tempo, o período sabático é bem produtivo mesmo que isso não implique em trabalho remunerado.

Além disso, algumas instituições têm programas fixos para que os seus profissionais tirem um período sabático. No entanto, ainda são poucas as iniciativas, se comparadas com os Estados Unidos, por exemplo.

A Universidade de São Paulo, a USP, por meio do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, é uma das instituições que oferecem esse benefício para os seus docentes. Para isso, é preciso passar por uma seleção e desenvolver um projeto de pesquisa durante o recesso.

Portanto, isso significa que o período sabático não é férias, mas sim uma pausa para que o indivíduo foque naquilo que mais importa naquele momento para ele. E por mais difícil que pareça, tem muito trabalho envolvido nessa questão.

Veja também: OPINIÃO: Estratégias para ter mais foco no dia a dia

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.