,

Órgãos do corpo humano: conheça quais são e detalhes

Nesse artigo você vai conferir quais são os órgãos do corpo humano e vai conhecer detalhes sobre como atuam em prol do funcionamento do organismo. Veja a seguir!

Da fecundação até o pleno desenvolvimento do ser humano, muitas são as etapas e fases que atravessamos. A união entre o óvulo e o espermatozoide dá origem ao zigoto. Uma vez formado, o zigoto irá se dividir muitas vezes por mitose, originando um novo indivíduo.

Apesar disso, ao longo do desenvolvimento embrionário, as células passam por um processo de diferenciação celular. Surgem, dessa maneira, tipos celulares com morfologia e funções distintas, que se organizam em tecidos. Os tecidos reúnem-se e formam os órgãos, os grupos de órgãos formam os sistemas, que por sua vez, constituem o organismo.

Os órgãos são formados por dois ou mais tipos de tecidos diferentes e possuem funções específicas. O maior órgão do corpo humano é a pele, revestindo externamente o homem por completo, sendo formada por três camadas: hipoderme, derme e epiderme.

Principais órgãos do corpo humano

Estômago

Responsável pela produção do suco gástrico. É um órgão fundamentam durante o processo de digestão. Localiza-se entre o esôfago e o intestino delgado.

Faringe

É um órgão que se comunica tanto com o sistema digestório quanto com o sistema respiratório, sendo responsável pela passagem de alimentos e de ar.

Esôfago

É o órgão que leva o alimento até o estômago. Apresenta formado tubular.

Intestino delgado

Divide-se em duodeno (porção inicial), jejuno (porção intermediária) e íleo (porção final). No adulto mede cerca de 6 m de comprimento e 4 cm de diâmetro. Tem como função a absorção de nutrientes.

Veja também: Ossos do corpo humano – Nomes e funções

Intestino grosso

Divide-se em cólon transverso, cólon ascendente e cólon descendente. Tem como função a absorção de água, armazenamento e eliminação de resíduos sólidos.

Fígado

Produz a bile, que não contém enzimas digestivas, mas substâncias que emulsionam as gorduras, facilitando a ação das enzimas que vão atuar no alimento no interior do duodeno. O fígado de uma pessoa adulta tem cerca de 1, 5 kg de massa. A bile fica armazenada na vesícula biliar, estrutura que em uma pessoa adulta mede cerca de 10 cm de comprimento por 3,5 cm de diâmetro na parte mais larga. Além de produzir a bile, o fígado desempenha várias funções, tais como armazenamento de glicogênio, síntese de ureia a partir de amônia e gás carbônico, degradação de álcool e de outras substâncias tóxicas e degradação de hemoglobina.

Pâncreas

Além de participar da digestão, o pâncreas é importante em outras funções do organismo. Nele há produção de dois hormônios que participam do controle da quantidade de glicose no sangue: a insulina, cuja ação reduz a quantidade de glicose e o glucagon, cuja ação leva ao aumento da concentração de glicose no sangue. Em relação ao processo de digestão, o pâncreas produz bicarbonato e várias enzimas digestivas, comunicando-se com o duodeno por meio do ducto pancreático. O pâncreas de um adulto tem cerca de 15 cm de comprimento, 4 cm de altura e 2 cm de espessura.

Laringe

Responsável pela produção do som (fala), recebendo também o ar oriundo da faringe. Nela localiza-se a epiglote, que através de movimentos de abertura e fechamento, impede a passagem de alimentos para a traqueia durante a deglutição.

Traqueia

Filtra, umedece e aquece o ar para que o mesmo seja levado aos pulmões.

Pulmões

O ser humano possui um par de pulmões, que é responsável pela troca gasosa, levando oxigênio ao sangue e eliminando gás carbônico.

Brônquios

Levam o ar até os pulmões, através de uma comunicação entre a traqueia e ambos os pulmões.

Veja também: Saiba quantas vértebras tem o corpo humano

Hipófise

Também chamada de glândula pituitária, localiza-se na base do crânio. Tem tamanho aproximado de uma ervilha. Responsável pelo controle de glândulas, síntese de hormônios e controle dos ciclos hormonais.

Tireoide

Localizada na região anterior do pescoço, atua sobre o metabolismo.

Paratireoides

Localizadas na face posterior da glândula tireóidea, controlam a concentração de cálcio e a síntese de hormônios.

Suprarrenais

Também chamadas de adrenais, são localizadas sobre cada um dos rins. Possuem função de síntese e liberação hormonal, controle dos níveis de sódio e potássio, atuam sobre os caracteres sexuais secundários masculinos, entre outros.

Coração

O coração é o órgão central da circulação sanguínea. O coração de uma pessoa adulta tem 300 g em média e o volume aproximado da mão fechada de um indivíduo. Esse órgão é capaz de impulsionar para o corpo cerca de 70 ml de sangue a cada contração, através dos movimentos de sístole (contração) e diástole (relaxamento). O coração humano tem quatro câmaras distintas, dois átrios e dois ventrículos e nele não há mistura de sangue arterial com o venoso. Os batimentos cardíacos na espécie humana são originados por fenômenos miogênicos, que são provenientes do próprio músculo cardíaco.

Vasos sanguíneos

São órgãos tubulares que levam o sangue para todo o corpo, sendo formados por veias e artérias.

Timo

É um órgão muito importante e bem desenvolvido nos recém-nascidos, sofrendo uma involução após a puberdade. O timo produz hormônios que estimulam os órgãos linfáticos. Suas principais células são os linfócitos T e os macrófagos.

Baço

É um órgão rico em macrófagos, que fagocitam microrganismos que penetram no sangue. Rico em linfócitos B e T, é um órgão importante nos mecanismos de defesa e atua também na degradação das hemácias.

Cérebro

Também chamado de telencéfalo, é o órgão mais importante do sistema nervoso. Está relacionado com a memória, inteligência e com o processamento da visão, da audição, do olfato, do paladar e da fonação.

Veja também: Conheça todos os órgãos vitais do corpo humano

Cerebelo

É encarregado de coordenar funções motoras como a locomoção, o equilíbrio corporal, o tônus e o vigor muscular.

Medula espinal

Tem função de transportar informações do corpo para o encéfalo e do encéfalo para o corpo e integrar respostas simples a certos tipos de estímulo, sem que o cérebro tome parte.

Rins

O ser humano possui dois rins, que possuem função de filtração de substâncias, síntese de hormônios, formação de urina e eliminação de substâncias tóxicas, como a ureia, por exemplo.

Bexiga

É responsável pelo armazenamento de urina.

Ovários

Órgão feminino responsável pela síntese de hormônios, como estrógeno e progesterona. É responsável pela produção de gametas femininos, os óvulos.

Útero

É um órgão feminino muscular e oco, que tem por função abrigar o feto após a fecundação.

Clitóris

Órgão feminino localizado na vulva que confere prazer à mulher.

Pênis

Órgão sexual masculino responsável pela eliminação de urina e sêmen.

Próstata

Secreta parte do fluido seminal que juntamente com os espermatozoides, constituem o sêmen.

Testículos

Produzem os espermatozoides e sintetizam o hormônio sexual masculino, a testosterona.

Veja também: Coisas comuns que o corpo humano realiza naturalmente todos os dias

Pele

É considerado o maior e mais pesado órgão do corpo humano. Atua na proteção do organismo contra agentes externos e na manutenção da temperatura corporal.

Sobre o autor

Avatar
Natália Duque é Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.