Significado da bandeira da Coreia do Sul

A Coreia do Sul é um país que fica no continente Asiático. Até 1945, ele formava um só país com a Coreia do Norte. Sua capital é Seul e ela é formada por mais de três mil ilhas. Apesar de antiga, a Coreia do Sul é muito desenvolvida e consta na lista como um dos países mais ricos e desenvolvidos do mundo.

A primeira bandeira da região foi adotada em 1883. Entretanto, a bandeira atual existe desde 1948. Ela tem quatro cores: vermelho, azul, branco e preto. O branco fica no fundo e significa a pureza do povo da Coreia do Sul. O vermelho e o azul dão cor ao Taegukgi, que é um símbolo muito popular na cultura chinesa.

Na prática, o Taegukgi representa o lado negativo, chamado de Yin, e o lado positivo, chamado de Yang. Os dois têm exatamente o mesmo tamanho e se complementam entre si, apesar de significarem exatamente os opostos.

Significado da bandeira da Coreia do Sul

Foto: depositphotos

Ao redor desse símbolo estão quatro trigramas que nada mais são do que algumas barras laterais umas em cima das outras, cada uma tem um número específico de linhas. Todas elas fazem alusão à natureza.

Os triagramas representam: quatro estações do ano, quatro virtudes (humanidade, justiça, inteligência e cortesia), os elementos naturais (céu, sol, lua e a terra), os pontos cardeais (leste, oeste, norte e sul) e quatro significados (realização, sabedoria, vitalidade e justiça).

Conheça a Coreia do Sul

Agora que você já sabe o quão a bandeira desse país é carregada de significados nobres, conheça um pouco desse lugar que mistura tradição e modernidade em cada canto dele.

Pontos Turísticos:

Ilha de Jeju: é uma das montanhas mais famosas da Coreia do Sul. Como o próprio nome já diz, ela é uma das três mil ilhas que formam o país.

Busan: é a segunda maior cidade da Coreia do Sul. Fica no Sudeste. Encravado em rochas à beira mar, o lugar é bastante visitado.

Gyeonju: essa é uma das cidades mais antigas da Coreia do Sul e, inclusive, já foi a capital do país. Gyeonju é um verdadeiro museu a céu aberto e possui inúmeros templos budistas.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.