Significado da bandeira da Dinamarca

Nesse artigo você vai conhecer o significado da bandeira da Dinamarca, vai entender quais foram suas influências e em qual contexto histórico, político e social ela foi criada. Veja tudo isso e muito mais a seguir!

Para conhecer um país, é importante conhecer o significado de sua bandeira, pois ela carrega elementos identitários relevantes. Neste artigo, você terá acesso a uma bandeira da Dinamarca para imprimir e também uma bandeira da Dinamarca para colorir, bem como informações sobre como morar na Dinamarca e como é a vida daquela população.

Ainda, aspectos sobre a capital do país, com os principais aspectos de relevância em relação a esta, e um mapa do país, mostrando sua localização e fronteiras. Para conhecer mais sobre esse curioso país que é a Dinamarca, continue a leitura deste artigo.

Bandeira da Dinamarca: Qual o significado?

A Dinamarca, como os demais países do globo, possui uma bandeira que representa sua soberania. A bandeira comumente é utilizada juntamente com outros elementos identitários, como o hino nacional e o brasão de armas.

A bandeira da Dinamarca foi adotada ainda no ano de 1219 e é conhecida como “Dannebrog” (algo como pano honorável). Essa bandeira tem uma curiosidade dentre as bandeiras mundiais, pois é a mais antiga bandeira nacional em uso contínuo, já que normalmente os países acabaram trocando suas bandeiras, ou pelo menos modificando alguns detalhes, em conformidade com os vários momentos históricos.

Bandeira da Dinamarca

Essa bandeira é a mais antiga em uso contínuo (Foto: depositphotos)

Cores

A bandeira da Dinamarca possui apenas duas cores, sendo elas o branco e o vermelho. As cores supostamente derivam de antigas bandeiras das cruzadas da época, representando os reis do contexto. A cor vermelha está disposta no fundo da bandeira, ocupando toda ela. Já o branco está presente na cruz nórdica sobreposta sobre o fundo vermelho. Não há outros detalhes na bandeira.

Faixas

A bandeira da Dinamarca é bastante simples, sem grandes detalhes. É um fundo vermelho, sobre o qual está uma cruz nórdica em cor branca. A cruz está disposta mais na porção esquerda da bandeira, próxima do mastro. São apenas duas faixas que formam a cruz, uma na vertical e outra na horizontal. Essa cruz não é igual a cruz grega, que é mais centralizada. A cruz nórdica é também conhecida como cruz escandinava, sendo que outros países que a adotam são a Suécia, Noruega, Finlândia, Islândia.

Bandeira da Dinamarca para colorir e para imprimir

Para ter acesso a uma bandeira da Dinamarca em branco, para imprimir e colorir, acesse o link.

Curiosidades e aspectos do país

A Dinamarca está entre os países mais felizes do mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo eles: Finlândia, Noruega, Dinamarca, Islândia, Suíça e Holanda, todos eles da porção Norte da Europa. A Dinamarca tem um belo litoral, bastante apreciado pelos turistas. Na Dinamarca está o Castelo de Kronborg, também conhecido como Castelo de Hamlet, o qual foi imortalizado na peça Hamlet de Shakespeare. A Dinamarca, em especial sua capital Copenhague, é considerada como o lugar das bicicletas, pela preferência de seus moradores em usar esse meio de transporte.

População da Dinamarca

A Dinamarca possui uma população com mais de 5 milhões de habitantes, com uma extensão territorial de 2.211.000 km². A densidade demográfica da Dinamarca é de aproximadamente 127 habitantes por quilômetro quadrado, com um baixo crescimento populacional.

Religião

A predominância religiosa na Dinamarca é a Igreja Evangélica Luterana da Dinamarca, a qual é também a religião do Estado. De modo geral, a religião na Dinamarca está relacionada com protestantismo (predominante), cristãos de outras denominações, sem religião, catolicismo, e ainda em menor proporção outros tipos de religião (Igreja Mórmon, Budismo, Judaísmo, etc.).

Língua falada na Dinamarca

Existe apenas um idioma oficial na Dinamarca, que é a Língua dinamarquesa, a qual é uma língua nórdica. Além disso, uma parcela da população tem domínio da língua inglesa e também da língua alemã.

Capital

A capital da Dinamarca é uma cidade chamada de Copenhague, a qual é também a maior cidade daquele país. Copenhague tem uma extensão territorial de 88,25 km², com uma população de mais de 580 mil pessoas. Copenhague tem elevados níveis de vida da sua população, sendo considerada uma das cidades mais felizes do mundo, onde as pessoas desfrutam de condições para seu bem-estar, tanto material, quanto imaterial.

Copenhague está no centro da crescente integração da chamada Região Transnacional de Oresund, a qual é uma região transnacional que abrange o Condado da Escânia na Suécia e as ilhas de Zelândia, Lolland, Falster, Møn e Bornholm na Dinamarca, sobre o qual não há dados precisos de demografia.

Quantos habitantes tem Copenhague?

A grande porção da população da Dinamarca encontra-se concentrada no litoral, principalmente em áreas próximas a capital do país, que é Copenhague. A cidade conta com uma população de mais de 580 mil habitantes.

Como morar na Dinamarca

Embora haja um consenso de que qualquer pessoa possa morar na Dinamarca, existem algumas regras que devem ser seguidas, e a primeira delas é seguir as determinações do Ministério da Integração, Estrangeiros e Residência dinamarquês.

Existem regras diferentes para ingressar no país se você é uma pessoa de vive em país que é integrado a União Europeia ou não, já que a Dinamarca é parte desse grupo. No caso de brasileiros, é possível viver no país desde que com visto de reunificação familiar, bem como no caso de matrimônio com cidadão dinamarquês, ainda, com visto de estudante ou de trabalho ou de acompanhante de estudante ou trabalhador.

Quais são os países que fazem fronteira com a Dinamarca?

A Dinamarca faz fronteira com a Alemanha ao Sul, e a Suécia ao Leste, e ao Norte e ainda a Oeste pelo Mar do Norte. O Mar do Norte, por vezes não muito conhecido, é um mar localizado no oceano Atlântico, o qual está situado entre as costas da Noruega e da Dinamarca em sua porção Leste, bem como na costa das Ilhas Britânicas na porção Oeste e na Alemanha, Países Baixos, Bélgica e França na porção Sul.

Seleção de futebol

A Dinamarca é um país que comumente participa da Copa do Mundo FIFA, sendo denominada de Seleção Dinamarquesa de Futebol. Essa seleção foi criada em 1889, sendo que no ano de 2018, a Seleção Dinamarquesa participou da sua quinta Copa do Mundo, a qual ocorreu na Rússia. Apesar disso, a Dinamarca nunca ganhou uma Copa do Mundo. Desde o ano de 2015, a Seleção da Dinamarca tem como técnico o norueguês Åge Fridtjof Hareide.

Importância da bandeira da Dinamarca

O significado da bandeira da Dinamarca está relacionado ao contexto histórico e cultural, já que as cores derivam de momentos históricos passados, enquanto o símbolo denota uma origem escandinava comum. Neste pequeno artigo, você teve acesso a uma bandeira da Dinamarca para imprimir, e também bandeira da Dinamarca para colorir. Soube também informações acerca de como morar na Dinamarca, sua população, informações sobre sua capital e também sobre seu mapa.

Referências

» COPENHAGUE, a cidade mais feliz do mundo. El País. Disponível em: < https://brasil.elpais.com/brasil/2017/01/16/internacional/1484583700_664198.html>. Acesso em: 09 de julho de 2018.

» LEME, Cristiane. Brasileiras pelo mundo. Regras para morar na Dinamarca. 2017. Disponível em: < https://www.brasileiraspelomundo.com/regras-para-morar-na-dinamarca-461740513>. Acesso em: 09 de julho de 2018.

» UNIÃO EUROPEIA. Dinamarca. Disponível em: < https://europa.eu/european-union/about-eu/countries/member-countries/denmark_pt>. Acesso em: 09 de julho de 2018.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).