Significado da bandeira da Groenlândia

A Groenlândia ou Groenlândia é um país autônomo do Reino da Dinamarca, na Europa. Todo o seu território é uma ilha que, por sua vez, é considerada a maior do mundo. Ela fica entre o Canadá e a Dinamarca.

A bandeira da Gronelândia tem duas cores: branca e vermelha. Na parte superior ela é branca com metade de círculo vermelho. Na parte inferior ela é vermelha com a outra metade do círculo branca.

Essa bandeira nasceu em 1985. Antes disso, em 1973 um jornal local já havia recebido propostas de bandeiras para a região, mas foi somente 1978, quando a Groenlândia conquistou seu próprio governo que a campanha para ter uma bandeira própria se intensificou. O modelo escolhido foi desenhado por um groenlandês nativo chamado Thue Christiansen.

Segundo o autor, a parte branca da bandeira significa os glaciares que praticamente cobrem toda a ilha. E a parte vermelha representa o oceano. Já o semi-círculo vermelho é o sol e o branco os icebergs e placas de gelo. O círculo também faz alusão ao sol refletido no mar.

Significado da bandeira da Groenlândia

Foto: depositphotos

Conheça a Groenlândia

A Groenlândia é umas das últimas regiões mais selvagens do mundo. Ela atrai inúmeros turistas em busca da aurora boreal e do sol da meia-noite.

A ilha-país Gronelândia é uma imensidão gelada, cujos glaciares e os icebergs disputam a paisagem com pequenas cidades, que mais parecem vilas perdidas no meio da paisagem sempre branquinha.

A capital da Groenlândia é Nuuk. A economia da região tem base nos recursos minerais, como chumbo, minério de ferro, ouro, urânio, zinco, petróleo, entre outros. A pesca também é um importante meio de subsistência da população. A exportação de pescados também é fundamental para a economia do país-ilha.

A gastronomia é um destaque à parte. Se você quiser experimentar carne exóticas, como de baleia, rena e foca o lugar é esse. Já frutas, legumes e cereais são mais difíceis de serem  encontrados, pois são importados e caros, uma vez que a ilha é inóspita para agricultura.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.