Significado da bandeira da Malásia

Conhecido por ser um país localizado no Sudoeste Asiático, a Malásia é um país que compreende dois territórios distintos: a parte sul da península Malaia e ilhas adjacentes, e uma seção do norte da ilha de Bornéu.

A Malásia é um território bem rico, culturalmente falando. Outra curiosidade em relação ao país é a biodiversidade, onde estima-se que 20% das espécies animais do planeta estejam por lá.

Além de todas as características geográficas, etimológicas e culturais, outro ponto que chama atenção na Malásia é a sua bandeira. Ela foi criada no ano de 1947 pelo designer Mohamed Hamzah, depois que ele saiu como vencedor de um concurso. Depois disso, a bandeira só foi aprovada como representação do país no ano de 1950, pelo então rei George VI.

Significado

Significado da bandeira da Malásia

Foto: depositphotos

A bandeira da Malásia é composta por 14 listras vermelhas dispostas sobre um campo branco. No canto superior direito aparece um campo azul com duas figuras em destaque: uma lua crescente e uma estrela de 14 pontas. A semelhança dela com a bandeira dos Estados Unidos não é por acaso, até porque, o seu design foi inspirado justamente nela.

Quanto aos significados que todos esses elementos têm, as 14 faixas representam os 13 estados da Malásia e o Território nacional. O campo azul representa a unidade do povo Malaio, já a estrela de 14 pontas tem o mesmo significado das listras, enquanto a lua crescente vem de uma simbologia tradicional do Islã. Em relação ao amarelo presente na lua e na estrela, ele representa a cor da família real.

Mais sobre a Malásia

A Malásia é o 67º maior país por área territorial total, com uma área de 329 847 quilômetros quadrados. A nação malaia tem fronteiras terrestres com a Tailândia a oeste e com a Indonésia e Brunei a leste. O país está ligado com Singapura por uma ponte. O país também tem fronteiras marítimas com o Vietnã e as Filipinas. A capital do país é Kuala Lumpur, sendo Putrajaia a sede do governo federal. A língua oficial da Malásia é o malaio.

A Malásia é constituída de uma monarquia eletiva constitucional federal. O sistema de governo é modelado a partir do sistema parlamentar de Westminster, um legado do domínio colonial britânico. Por lá, o rei é eleito para um mandato de cinco anos por entre os nove governantes hereditários dos estados malaios; os outros quatro estados, que têm governadores titulares, não participam da seleção.

Cada estado tem uma assembleia legislativa unicameral, cujos membros são eleitos por círculos eleitorais uninominais. Os governos estaduais são liderados pelos ministros-chefes, que são membros da assembleia estadual do partido majoritário na instituição. As eleições parlamentares são realizadas pelo menos uma vez a cada cinco anos.

A Malásia é uma economia de mercado relativamente aberta, orientada pelo Estado e recentemente industrializada. O país tornou-se um centro do sistema bancário islâmico e é o país com o maior número de trabalhadores do sexo feminino na indústria.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Estudo Prático.