Significado da bandeira da Nova Zelândia

A Nova Zelândia é um país que fica na Oceania. Ele é formado por várias ilhas e sua capital se chama Wellington. Ao todo, são quase 4,5 milhões de pessoas que habitam o local.

Desde 1907, a Nova Zelândia tornou-se um estado independente dentro do Império Britânico, mas foi somente em 1947, que ele conquistou a independência absoluta. Ainda assim, ele é membro oficial da comunidade britânica.

A bandeira da Nova Zelândia tem um fundo azul escuro, com quatro estrelas vermelhas que formam uma cruz do lado direito e do lado esquerdo fica uma representação da bandeira britânica.

Essa bandeira nem sempre foi a oficial. A primeira era conhecida como ‘Tribos Unidas’. Ela nasceu em 1834 idealizada por colonizadores, comandantes de navios e moradores locais. Ela tinha um fundo branco, com uma cruz vermelha ao centro, e no lado superior do mastro ficavam quatro estrelas brancas. Ela permaneceu representando a região até 1840.

Significado da bandeira da Nova Zelândia

Foto: depositphotos

Depois disso, surgiu a bandeira da ‘Union Jack’, que representava o domínio britânico na região. Ela permaneceu até 1902, quando a bandeira atual foi adotada depois da Guerra Sul-Africana.

Bandeira da Nova Zelândia

O fundo azul representa o mar e o céu. As estrelas em formato de cruz lembram a sua localização que fica ao Sul do Oceano Pacífico. A bandeira pequena da Inglaterra relembra o domínio britânico no país.

Um país, três bandeiras

Apesar da bandeira oficial da Nova Zelândia existir desde 1902, o país também faz uso de outras duas bandeiras.

A primeira é a ‘The Silver Fern Flag’. Ela tem uma samambaia prata sobre um fundo preto. Essa representação é principalmente utilizada em competições desportivas e em eventos locais.

A segunda é a Māori. A bandeira é tricolor e forma uma espécie de onda no meio que representa três reinos. Em cima, fica a parte preta e representa o ‘Te Korekore, o Ser potencial’. Abaixo tem a faixa vermelha, que significa ‘Te Whai Ao, o vir a Ser’. Ao meio, fica a parte branca que quer dizer ‘Te Ao Marama, o reino do Ser e Luz’.

Essa ‘onda’ que une as três cores, na verdade é uma folha de samambaia que faz alusão a um futuro melhor e uma nova vida. A Nova Zelândia é um território famoso por suas belezas naturais e atrai milhares de pessoas a fim de praticarem o turismo nas ilhas.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.