Significado da bandeira de Curaçao ou Curaçau

Curaçao ou Curaçau é um país paradisíaco localizado próximo à Venezuela. Porém, apesar da proximidade, ele pertence ao Reino dos Países Baixos e foi colonizado pela Holanda.

Destinos de muitos amantes do mar Caribenho, a ilha-país atrai inúmeros turistas do mundo inteiro graças às águas transparentes e o clima ameno durante praticamente o ano inteiro.

O idioma oficial da ilha é chamado papiamento, mas o inglês, o holandês e espanhol também são utilizados na comunicação entre os nativos, comércio e turistas. A moeda local é o Florim, mas o dólar americano também é aceito nos estabelecimentos.

O nome do país, ao contrário do que muitos imaginam, nada tem a ver com “coração”, mas sim “curação” – a arte de curar. Ele foi dado por navegadores portugueses que se curaram do escorbuto ao chegar na ilha, provavelmente por causa dos frutos que comeram ali. Acredita-se que, como os holandeses não conseguiam pronunciar o “ão”, acabaram chamando a ilha de Curaçao.

Significado da bandeira de Curaçao

Significado da bandeira de Curaçao ou Curaçau

Foto: depositphotos

A bandeira do Curaçao ou Curaçau tem como plano de fundo o azul, com uma faixa amarela no centro que vai de um lado a outro e duas estrelas brancas de cinco pontas cada.

A cor azul simboliza o mar e o céu. Já a listra amarela faz menção ao clima da ilha, sempre ensolarado e, por fim, as duas estrelas que significam dois sentimentos: amor e felicidade. As cinco pontas representam a origem dos povos que formaram a ilha, vindos de cinco continentes diferentes.

Essa bandeira foi instaurada pelo país em 1984, mas o processo de escolha dela teve início em 1979, quando o Governo local recebeu mais de duas mil propostas e selecionou a versão atual.

Ao todo, o país possui quase 500 km de extensão e tem 150 mil habitantes. A capital da ilha é Willemstad. Ela é dividida por uma ponte que separa de um lado Otrobanda e de outro Punda.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.