Significado da bandeira de Mianmar

Myanmar ou Mianmar fica no sul da Ásia e faz fronteira com a Índia, Tibet, Laos, Tailândia e Bangladesh. O país também é conhecido por Birmânia e Burma, que era o antigo nome da nação quando a mesma pertencia à Inglaterra. Sua independência ocorreu em 1948, mas a mudança do nome só se deu 41 anos depois.

Desta forma, a sua bandeira anterior era socialista e tinha três cores. O fundo era vermelho, que representava a coragem; com um retângulo azul no canto superior esquerdo, que significava a paz e a integridade; e o um símbolo branco, que faz alusão as 14 divisões administrativas por meio de estrelas, e homenageia os operários e agricultores, por meio de uma roda dentada e um ramo de arroz, respectivamente.

Bandeira do Mianmar

A nova bandeira do Mianmar foi adotada em outubro de 2010. Ela representa a liberdade do país, depois de anos sob o domínio militar. Todas as bandeiras antigas foram queimadas.

Significado da bandeira de Mianmar

Foto: depositphotos

A nova possui três faixas coloridas horizontas e uma estrela bem no meio. Ela foi criada ainda em 2007, e aceita em 2008. O significado das cores são: o vermelho, simboliza a coragem e a determinação; o verde, é a solidariedade e a tranquilidade; o amarelo é sinal de trabalho e a estrela branca representa a paz.

Principais pontos turísticos de Mianmar

– Pagode Shwedagon: esse centro religioso budista é o primeiro do país, estima-se que ele foi construído há 2.500 anos. Ele fica na serra de Singuttara em Yangon. Reza a lenda que quatro budas estão enterrados ali. Ele é um dos mais famosos cartões-postais na nação. Sua cúpula pode ser vista de quase todos os lugares da cidade. Ele é revestido com ouro;

– Lago Inle: é um lago de água doce que fica nas montanhas de Shan, na parte leste do país. Ao todo, ele possui 100 km de comprimento por 5 km de largura. Fica a mais de 800 metros de altitude e sua profundidade pode variar entre 1,5 até 4 metros. É uma importante fonte de renda para os moradores que assumem a atividade de pesca;

– Templo de Ananda: localizado na cidade de Bagan, o Templo de Ananda é budista e foi construído em 1105 d.C. Ele é considerado um dos cinco maiores templos da região;

– Monte Popa: é um vulcão localizado no centro do país, próximo à cidade de Bagan. Fica a 1.518 acima do nível do mar;

– Chaukhtatgyi Buddha Temple: esse templo fica em Bahan, na região de Yangon. Nele, está a imagem de buda mais procurada. É um gigante de 66 metros, muito fotografado pelos turistas.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.