Significado da bandeira de San Marino

San Marino é um país dentro de outro país! Ele fica bem no meio da Itália e muita gente o visita sem ao menos saber que está em território estrangeiro. Ele é o terceiro menor país da Europa e, segundo a tradição, é a república mais antiga do mundo.

A bandeira de San Marino tem duas listras horizontais. Uma branca, que fica na parte superior, e outra azul claro, que fica no lado oposto. Essa é a bandeira civil.

Na bandeira de guerra existe o acréscimo do seu brasão, que tem um escudo com três torres em cima de três cumes com uma grinalda. Em baixo tem escrito a palavra ‘Libertas’, que quer dizer liberdade. As cores escolhidas para a bandeira significam a neve no Monte Titano e o azul representa o céu da região.

Significado da bandeira de San Marino

Foto: depositphotos

Conheça a República de San Marino

San Marino tem apenas 32 mil habitantes. O seu centro histórico e o Monte Titano são considerados Patrimônios da Unesco. Esses dois lugares dividem as atenções dos turistas, pois concentram as principais atrações da pequena nação.

Confira alguns lugares imperdíveis para conhecer em San Marino. Conheça e inclua no seu roteiro:

– Torre Guaita: faz parte de um conjunto de três torres (as mesmas que estão representadas no Brasão de Armas do país). Ela é a primeira fortificação de San Marino e existe desde do século XI. Ela já foi uma prisão e também sede da guarda local.

– Torre Casta: é a segunda fortificação de San Marino e fez parte, a partir do século XVI, da muralha defensiva do país.

– Torre Montale: era a base para a vigilância por ficar no último bastião da montanha.

– Palácio Público: é a sede do governo e das demais instituições que tomam conta do país. Ele está localizado na Piazza della Libertà, bem no coração da Cidade de San Marino, que é a capital do país.

– Museu do Estado: o museu mais importante de San Marino fica no Palácio Pergami. No local, o visitante poderá conhecer de perto as lendas locais e restos de antigas civilizações que povoaram o território. O museu fica na Piazza del Titano, no centro histórico de San Marino.

– Porta del Loco: esse portal fica bem no início do país de San Marino. Ele foi construído por volta de 1.361. É possível visitar também a Igreja de São Francisco que fica na frente.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.