Significado da bandeira do Irã

O Irã fica no sudoeste da Ásia, do Oriente Médio. Seus vizinhos de fronteira são o Iraque, Turquia, Afeganistão, Paquistão, Azerbaijão, Armênia e Turcomenistão.

A bandeira atual do Irã existe desde 1980. Ela tem três cores: verde, branco e vermelho. No seu centro tem um símbolo vermelho parecido com uma tulipa, mas que se olhar bem de perto você vai identificar a palavra “Allah”, que quer dizer “Deus”, e a frase “La’ ilaha’ illa l-lah”, “Não há nenhum deus além de Deus”, em português.

Nas bordas da faixa verde, que fica acima, e na faixa vermelha, que fica abaixo, é repetido a seguinte frase em vermelho: “Deus é grande”, no idioma local: “Allahu Akbar”.

Significado da bandeira do Irã

Foto: depositphotos

Antes dessa bandeira, o território do Irã era identificado por uma que tinha um leão de ouro e um símbolo que representava o rei.

Curiosidades sobre o Irã

– O maior lago do mundo está no Irã e é chamado de Mar Cáspio;
– Ele é o segundo maior país do Oriente Médio, com 1.648 km²;
– O Irã é um dos países mais montanhosos do mundo;
– O país sedia dois desertos: o Dasht-e-Kavir e Kavir-e-Lut;
– 66 milhões moram no Irã;
– O Irã concentra muitas etnias. As principais são: turkmans, judeus, lurs, curdos, azeries, persas, assírios, armênios, balúchis e árabes;
– O idioma oficial é a o persa, entretanto é possível falar taleshi, gilaki, curdo, lurish, balúchis e mazandarani;
– As religiões oficiais do Irã são: judaísmo, islamismo (xiita), cristianismo e zoroastrismo;
– No Irã, os locais costumam comer no chão, sem o auxílio de mesa, cadeiras ou muitos talheres;
– Se você comer com a mão, coma sempre com a mão direita em respeito às tradições do lugar;
– Mais da metade da população do país é jovem;
– O Irã é o país que mais exporta caviar no mundo. Um dos mais raros custa R$ 100 mil, o quilo;
– Os tapetes persas são os mais famosos do mundo! Tanto que a tradição ganhou o status de “Maravilhas da Herança Oral e Intangível da Humanidade”, da Unesco;
– O Irá é o país onde mais pessoas recorrem à cirurgia plástica no nariz. Isso acontece, pois, do rosto é o que fica mais exposto dentro da burca levando os habitantes a terem uma preocupação excessiva com o formato dele. Inclusive, segundo o site Momondo, fazer o procedimento é sinal de status na sociedade iraniana.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.