Significado da bandeira do Nepal

O Nepal fica na Ásia em uma região chamada Himalaias. Ele faz fronteira com o Tibete e Índia. A capital é Catmandu. O país se destaca por duas coisas: o Monte Everest, que é o pico mais alto do mundo, e pelos monumentos religiosos, pois foi lá onde nasceu Buda.

A bandeira do Nepal foi adotada em 1962. Ela tem características que a tornam única no planeta, pois ela não é retangular ou quadrada como as demais. Devido à junção de duas outras bandeiras, que representavam a dinastia de Rana, outrora governante do país, ela possui dois triângulos, um sobre o outro.

Cada triângulo possui três cores: azul, carmesim e branco. A primeira cor representa a paz, enquanto o carmesim (espécie de vermelho) foi adotado como a cor nacional. O branco é o tom dos dois desenhos que ficam cada qual dentro de um triângulo. A figura de cima é um sol e uma meia lua, que significaria o momento do crepúsculo. Já a parte de baixo é um sol solitário, que seria a visão de alguém a partir da terra, enquanto o de cima seria a imagem que alguém veria do espaço.

Significado da bandeira do Nepal

Foto: depositphotos

Atualmente, essa explicação mais cosmológica ficou para trás e o que se acredita é que os astros fazem alusão ao sentimento de esperança carregado pelo povo do Nepal.

Saiba mais sobre o Nepal

O turismo é o setor que mais movimenta a economia do Nepal. Oito das 10 maiores montanhas do mundo estão concentradas nesse pequeno país. Conheça os principais pontos turísticos do Nepal:

– Vale de Catmandu: é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade e o principal ponto turístico do Nepal no seguimento cultural e religioso. Os visitantes podem encontrar nesse espaço: os templos hindus Pashupatinath e Changu Narayan, a Praça Darbar, Hanuman Dhoka, Bhaktapur e Patan. Nesse local também que se encontram as estupas budistas de Swayambhunath e Boudhanath;

– Templo Boudhanath: é considerado um Patrimônio Mundial pela Unesco e, como todo templo, é considerado sagrado;

– Templo Swayambhunath: localizado em Kathmandu, é conhecido como o Templo dos Macacos;

– Parque Nacional Chitwan: é considerado um Patrimônio Mundial da Humanidade. Ele possui muitos elefantes e outros animais selvagens;

– Lukla: é uma cidade que serve como base para quem vai acampar no Everest;

– Nagarkot: é considerada uma cidade-mirante do Everest. Dela, é possível ter uma vista primorosa do monte mais alto do mundo.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.