Significado da bandeira do Vaticano

Cada elemento do estandarte representa um aspecto da doutrina católica, tanto as cores como também o símbolo que fica do lado direito da bandeira

O Vaticano, apesar de ser considerado um país, possui seu território dentro de Roma, sendo uma enclave murada com aproximadamente 44 hectares. Esta cidade-Estado soberana é onde se concentra a sede da Igreja Católica e, por isso, é neste local que o papa fica instalado. Pouco mais de 800 pessoas moram nesta região, vivendo sob o regime de monarquia eletiva desde 1929.

Neste mesmo ano foi definida qual seria a bandeira referente ao Vaticano, símbolo que representa este pequeno país até os dias atuais. Cada elemento do estandarte representa um aspecto da doutrina católica, tanto as cores como também o símbolo que fica na região central do lado direito da bandeira.

Cores e símbolos da bandeira do Vaticano

Com uma proporção de 1:1, a bandeira do Vaticano é uma das poucas que é quadrada e não retangular, assim como também no caso da Suíça. Dividida no meio, o maior símbolo deste país possui duas cores. Do lado esquerdo, o estandarte é amarelo. Já do lado direito, a cor é branca. Ambas referem-se as chaves de São Pedro, feitas de ouro e prata.

Significado da bandeira do Vaticano

Foto: depositphotos

No centro do lado direito, existe o brasão de armas do Vaticano. Constituído por uma coroa tripla, representando o papa e seus poderes dentro do país. O símbolo também possui o infule entre as coroas, peça que está presente no chapéu usado pelo papa ou pelos bispos. Além destes aspectos, o brasão ainda tem duas chaves que se cruzam, uma dourada e outra prata. Estas peças representam as chaves do céu que ficam sob responsabilidade de São Pedro, assim como as cores da bandeira citadas anteriormente.

Antiga bandeira do Vaticano

Entre 1803 e 1808, a bandeira utilizada no Vaticano era nas cores vermelha e amarela, uma maneira de fazer referência à Roma. Já a partir de 1808, houve a primeira mudança, substituindo o vermelho pelo branco e invertendo a posição das cores. Esta mudança perpetuou-se até 1870. Já a atual bandeira, foi criada em 7 de junho de 1929.