,

Tubarão baleia: curiosidades, alimentação e características

Olá cara leitor, nesse texto você vai poder conferir tudo sobre o tubarão baleia, como é sua alimentação, quais são suas características e curiosidades. Veja como se reproduzem e qual seu habitat. Confira isso e muito mais a seguir. Boa leitura!

O tubarão baleia é um animal que vive no ambiente marinho. Apesar de ter esse nome, ele não é nenhuma espécie de baleia. Também é conhecido como pintadinho e seu nome científico é Rhincodon typus. O tubarão baleia é um peixe cartilaginoso e é considerado o maior dos tubarões, podendo chegar a 12 metros de comprimento e pesar 21 toneladas. Alguns conseguem ultrapassar os 12 metros, sendo assim, o maior registro já encontrado foi de um tubarão baleia com 19 metros de comprimento.

O tubarão baleia não é agressivo, pelo contrário, é um animal dócil, gentil, brincalhão e que permite ser acariciado pelos mergulhadores. Ele tem o costume de viver isolado, sendo muito raro encontrar esse ser vivo convivendo em grupo. Ele habita as águas de mar aberto dos oceanos das regiões tropicais. Esse tipo de tubarão não é um animal perigoso!

O tubarão baleia é considerado a maior espécie de peixe do mundo. Apesar de ter uma aparência assustadora e exagerada, trata-se de um animal manso e inofensivo, que permite a interação com os seres humanos. No Brasil, pode ser visto em toda a costa, sendo encontrado principalmente nos arquipélagos de São Pedro e São Paulo em Pernambuco.

De que o tubarão baleia se alimenta?

Primeiramente, o tubarão baleia não é um animal caçador, nem possui hábitos predadores. Ele é um tubarão filtrador, que através de sua boca enorme se alimenta sem muito esforço. Ao abrir a boca e nadar para frente, a água e a comida entram. Em seguida, a água é eliminada da boca através das brânquias e o alimento fica retido. Sendo assim, ele se alimenta de tudo que entra pela boca, pois não é seletivo.

Tubarão baleia ao lado de mergulhador

O tubarão baleia é o maior entre todos os tubarões (Foto: depositphotos)

Normalmente, o tubarão baleia se alimenta de algas, fitoplâncton, pequenos peixes, crustáceos, lulas, entre outros. Ele é capaz de filtrar cerca de 6.000 litros de água por hora! Estima-se que um tubarão jovem seja capaz de se alimentar de 21 quilos de fitoplâncton por dia.

A boca do tubarão baleia tem um formato achatado e fica bem grande quando é aberta. Ela é cheia de dentes pequenos, pois como trata-se de um animal não predador, seus dentes não são muito desenvolvidos. Ele os utiliza bem pouco durante a mastigação do alimento capturado através da filtração. Sua boca pode medir em média um metro e meio de largura.

Veja tambémSaiba como é chamada a fêmea de um tubarão

Características

Fisicamente, é o maior dos tubarões, porém, não é ágil. Ele se desloca na massa d’ água a uma baixa velocidade, devido a seu peso e tamanho. Possui coloração cinza escuro em tons de degradê. Seu corpo é todo coberto por manchas horizontais e verticais, sendo tais desenhos importantíssimos para a identificação da espécie pelos biólogos. Eles possuem barbatanas peitorais e dorsais, além de uma nadadeira na cauda.

Marcas do corpo do tubarão baleia

Tubarão baleia e suas manchas verticais e horizontais (Foto: depositphotos)

Habitat e reprodução

Eles preferem as águas quentes, por isso, quase nuca se afastam dos trópicos. Podem ser vistos  na Península de Yucatán, nas ilhas de Honduras, nas Ilhas Galápagos, nas Filipinas, na Tailândia, na Austrália Ocidental, no Caribe e no Brasil. Poucas vezes foram observados nas costas de Nova York e na região da África do Sul. A maior distribuição desses animais está localizada nas Filipinas, entre os meses de janeiro a maio. Os pesquisadores afirmam que são animais com hábitos migratórios na busca de alimento e durante a reprodução.

O tubarão baleia é considerado um animal ovovivíparo, ou seja, a fecundação é interna com armazenamento de ovos no interior da fêmea. Os embriões eclodem dos ovos e ainda dentro do corpo da mãe, completam seu desenvolvimento. A alimentação dos embriões acontece através do saco vitelínico, onde permanecem ligados até o nascimento. Esse tipo de reprodução também é denominada de viviparidade lecitotrófica.

As fêmeas de tubarão baleia alcançam a maturidade sexual por volta dos 30 anos de idade e dão à luz filhotes que apresentam entre 40 a 60 centímetros de comprimento.

Esquema da reprodução do tubarão baleia

Esquema de reprodução do tubarão

Caça predatória

O tubarão baleia é uma espécie considerada vulnerável, ou seja, com possibilidade de extinção. Ele faz parte da lista vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). Em alguns países, como Taiwan, a caça predatória desse animal ainda é permitida.

Veja também: Oceanografia

O tubarão baleia e o turismo

Algumas regiões se tornaram alvo de muita exploração turística, devido a presença do tubarão baleia. Na Austrália, por exemplo, em alguns pontos é possível nadar ao lado desse tubarão. Aparentemente, esse animal pode ser assustador, devido a seu porte e características físicas.

Mergulhador fotografando tubarão baleia

Por ser dócil, essa espécie permite o contato com humanos de forma pacífica (Foto: depositphotos)

Qual o maior animal dos oceanos?

O tubarão baleia é considerado o maior tubarão existente nos oceanos, porém, outros animais conseguem superar seu tamanho. Podemos destacar alguns seres vivos como sendo os maiores animais do fundo dos oceanos, tais como:

1- Tubarão branco: é o maior predador marinho existente, porém, não é o maior de todos os animais. Mas seu tamanho assusta, podendo atingir cerca de 7 metros de comprimento.

2- Regaleco: também conhecido como peixe remo, é um tipo de peixe estranho, bizarro, bem comprido, podendo alcançar 12 metros de comprimento. Antigamente, era conhecido como monstro marinho.

3- Polvo gigante: o polvo gigante vive nas profundezas dos oceanos e seus tentáculos enormes chegam a medir 10 metros.

4- Lula gigante: a lula gigante também habita as profundezas dos oceanos e esse animal é capaz de atingir 12 metros.

5- Tubarão frade: o tubarão frade consegue ultrapassar o tamanho do tubarão branco, chegando a medir aproximadamente 12 metros.

6- Cachalote: essa baleia, pertencente a família dos cetáceos, pode medir 24 metros. Esse animal ficou muito conhecido devido a obra literária “Moby Dick”, escrita por Herman Melville.

7– Baleia azul: é a maior baleia conhecida, podendo alcançar os 33 metros de comprimento.

8- Água viva juba de leão: o maior animal do ambiente oceânico é um tipo de água viva, onde seus tentáculos atingem 36 metros.

Referências

» ROCHA, Bruno César Luz. Habitats adequados e aspectos ecológicos do tubarão-baleia (Rhincodon, typus Smith 1828) no Oceano Atlântico Sudoeste e Equatorial. 2016.

» ROCHA, Bruno César Luz Macena et al. Estudo da sazonalidade, distribuição, abundância e comportamento migratório do tubarão-baleia (Rhincodon typus Smith, 1828) no Arquipélago de São Pedro e São Paulo. 2010.

Sobre o autor

Natália Duque é Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.