América Central

O continente americano é dividido em três partes: América do Sul, América Central e América do Norte. A Central é a que faz conexão…


O continente americano é dividido em três partes: América do Sul, América Central e América do Norte. A Central é a que faz conexão entre as duas outras que compõe a América, limitada pela Península de Iucatão ao norte e pela Colômbia ao sul.

Características

Dividida em duas partes, Ístima e Insular – a primeira a parte continental que liga a parte sul com a norte da América, e a segunda de ilhas -, a América Central é banhada por dois oceanos, o Atlântico ao leste e o Pacífico à oeste.

Com aproximadamente 540 mil km², a América Central pertence ao continente americano que está localizado assentado na Placa Tectônica Caribeana. Ao contrário do que muitos pensam, na América Central a maioria dos países tem como idioma oficial o espanhol, e não o inglês. A região não possui grande destaque econômico, uma vez que suas economias são normalmente pouco desenvolvidas e quase sempre baseadas em agricultura, turismo e indústrias locais pequenas. Existem ainda outras atividades que são usadas como forma de renda dos moradores do subcontinente, como a extração de madeiras de lei e a caça.

Na região, a religião predominante é a Católica, no entanto, algumas igrejas evangélicas têm crescido constantemente com o passar dos anos. Além disso, é comum encontrar a prática de religiões de origem africana em diversos países.

O local possui várias florestas tropicais com muitas espécies de animais e vegetais distintas, carregando uma biodiversidade riquíssima. A América Central possui basicamente o clima intertropical, uma vez que, quase em sua totalidade, está localizada na zona de mesmo nome. No entanto, devido às altitudes variadas, pode desenvolver ainda outros domínios climáticos.

América Central

Foto: Reprodução

Países

A região banhada pelo mar das caraíbas é conhecida como Caribe, justamente pelo nome do mar e abrange algumas ilhas da América Central. Lá estão 13 países independentes e 11 territórios pertencentes à outros países que serão citados abaixo.

Fazem parte da América Central os seguintes países: Tobago, Trinidad, Belize, Costa Rica, Guatemala, El Salvador, Honduras, Panamá, Nicarágua, Antígua e Barbura, Bahamas, Cuba, Barbados, Dominica, República Dominicana, Haiti,  Granada, Jamaica, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas.

Existem ainda na região algumas dependências, que são Porto Rico, Ilha Navassa, , Ilhas Virgens dos Estados Unidos. Além disso, a França possui São Bartolomeu e São Martinho, a Holanda possui Aruba e Antilhas Holandesas e o Reino Unido possui Anguila, Olhas Cayman, Monserrat, Ilhas Virgens Britânicas e Ilhas Turcas e Caicos.


Reportar erro