AutoCAD

Você já ouviu falar no AutoCAD? Entenda o que é e quais são as funções do programa que ajuda no desenvolvimento de projetos de produtos gráficos


AutoCAD é o nome de uma ferramenta para computador do tipo CAD – Computer aided design (desenho auxiliado por computador) – que permite que sejam feitos desenhos ou projetos de produtos e outras coisas em diversas áreas, como a automobilística, engenharia, construção civil, arquitetura, informática e muitas outras.

Há ainda programas similares e concorrentes como o MicroStation, VectorWorks e IntelligentCad que, apesar do AutoCAD ter se consolidado como um padrão mundial, são usados em substituição tanto em software proprietário como em forma de software livre.

História

Criado pela Autodesk no ano de 1982, o AutoCAD é um software bastante estável, sendo um dos primeiros desenvolvidos no estilo que poderia rodar em computadores pessoais. Atualmente, o programa somente funciona no sistema operacional Windows, mas algumas versões para Unix foram lançadas no passado, sendo descontinuadas algum tempo depois.

AutoCAD

Foto: Reprodução/ internet

O que faz?

Com este programa, é possível desenvolver projetos e visualizá-lo em três dimensões: largura, altura e profundidade. Imagine, por exemplo, que você esteja projetando um veículo. No seu projeto, será possível ver a parte de baixo, abrir as portas, ver o motor e tudo com uma riqueza de detalhes muito grande.

Bastante completo, o programa exige boas configurações do computador e, quanto melhores forem essas, melhor será o desempenho gráfico do aplicativo. Em configurações, envolvemos a placa de vídeo, CPU, monitor, memória RAM, entre outras.

Nas versões mais recentes, o AutoCAD vem oferecendo recursos para visualização em diversos formatos, e a partir da versão publicada em 1997, conhecida como R14, potencializou-se a expansão de sua funcionalidade com a adição de módulos específicos para áreas diversas, como SIG, controle de materiais, desenho arquitetônicos, entre outros.

Podem ser adicionadas diversas funcionalidades por meio de linguagens como o AutoLISP, Visual LISP, VBA, .NET e ObjectARX.

Divisões

O programa AutoCAD é dividido em versões diferentes: a completa, que custa aproximadamente US$ 4 mil; LT, que custa aproximadamente US$ 900, mas que vem sem o recurso 3D; e uma versão para estudantes, que tem um preço mais acessível.

Essa versão para estudantes é a mais usada, porém, não pode ser aplicada comercialmente. Isso, inclusive, é apresentado em suas impressões, em que é colocada a informação de que a versão é para uso não comercial. Ela é igual à versão completa e, portanto, para quem quer aprender, é excelente.

Como usar?

O programa possui muitos recursos, e por isso é comum encontrarmos muitos cursos variados para que as ferramentas possam ser melhor conhecidas e aproveitadas, desfrutando de todo o potencial do software.


Reportar erro