Quando o Google foi fundado? Descubra!

Conheça a empresa considerada como o melhor local do mundo para se trabalhar

O Google é o site mais acessado de todo o mundo, mas você sabe quando o Google foi fundado? Nesse post você vai descobrir tudo sobre a história de uma das maiores e mais rentáveis empresas do mundo.

Em primeiro lugar o Google é uma empresa de software e serviços onlines que está no mercado há cerca de 20 anos. Ela revolucionou a indústria e o modo como é feita a busca por informações. Se tornando assim uma das mais importantes ferramentas de pesquisa online do mundo.

Desde a sua criação, a empresa tinha como objetivo entregar ao usuário uma quantidade infinita de informação que estivesse disponível na rede mundial de computadores.

O nome vem então do termo matemático googol, que é o número 10 elevado à centésima potência. Ou seja, o número 10 seguido de 100 zeros que é usado geralmente para representar números infinitos.

Em que ano e onde o Google foi fundado?

O Google foi fundado oficialmente em 4 de setembro de 1998, na cidade de Menlo Park na Califórnia. Os criadores foram os estudantes de doutorado da universidade de Stanford, Sergey Brin e Larry Page.

Notebook aberto com página do Google aberta

O Google é uma empresa de software e serviços onlines (Foto: depositphotos)

No entanto, a ideia da empresa surgiu em 1996 com o BackRub, que foi o antecessor do Google. A ferramenta, que foi um sucesso entre os usuários funcionou até 1998, quando recebeu o nome que carrega até hoje. O nome foi alterado em 1997 e passou a ser usado no ano seguinte pela busca de um marca mais amigável para o público. Assim surgiu o nome Google, com uma brincadeira como proposta da plataforma.

A partir daí a popularidade da ferramenta só cresceu ao longo dos anos. Tudo isso por causa da quantidade de informações disponibilizadas, aliadas a velocidade de busca. Ao longo dos anos a empresa começou a investir em outros setores, como o de softwares e redes sociais, como o antigo orkut.

Veja também: 6 coisas inusitadas possíveis de fazer no Google

Qual a finalidade da empresa?

No início, o Google foi criado como uma alternativa para as ferramentas de buscas da época, já que ele exibia os resultados se baseando no número de vezes em que a palavra pesquisada aparecia nos artigos.

O sistema criado por Brin e Page, no entanto, analisava a relação entre os sites. Dessa maneira, se tornando mais relevante e completo para o usuário. Assim, a relevância se dava pelo número de páginas e a relevância que elas tinham com o assunto original.

Com o crescimento da empresa houve o investimento em outras áreas. Hoje, o Google não é apenas uma empresa de buscador de informações. No entanto ela fabrica desde sistemas operacionais para smartphones, o famoso android, até um aplicativo próprio de mensagens instantâneas e chamadas de vídeo.

História da criação do Google

Como já falamos o Google foi criado pelos estudantes de doutorado Larry Page e Sergey Brin. Os dois se conheceram em 1995 na universidade de Stanford, na Califórnia. Sendo assim, o Google foi criado com base em um projeto de pesquisa sobre os buscadores online feito pelos dois.

Veja também: Como ver o meu histórico de localização do Google Maps?

A primeira sede da empresa foi na garagem de uma amiga dos dois, em Menlo Park. O primeiro funcionário da empresa, que é considerada por anos consecutivos como o melhor lugar para se trabalhar, foi Craig Silverstein, um colega de doutorado dos dois.

Tecla de computador com o nome Google

O Google foi fundado oficialmente em 4 de setembro de 1998 (Foto: depositphotos)

Em 1999 o Google se mudou para Palo Alto, no Vale do Silício. Em 2000, a empresa começou a trabalhar com a venda de anúncios de acordo com a busca de palavras chave. Essa ferramenta veio a se tornar uma das principais fontes de renda da empresa. Atualmente, mais de 90% de todos os rendimentos anuais da empresa são provenientes da publicidade online.

A partir de 2001 o Google iniciou o processo de aquisição de diversas empresas importantes, como o Earth Viewer que foi renomeado como Google Earth e o Youtube. Mesmo não sendo divulgado o rendimento anual com essas outras ferramentas, estima-se que em 2008 a receita do site ultrapassou os 200 milhões de dólares anuais. 

No entanto, a empresa não parou por aí e segue realizando a compra de diversos outros investimentos. Em 2010, por exemplo, a empresa investiu mais de 38 milhões de dólares em dois parques de energia eólica no estado de Dakota do Norte. 

Mas não é apenas isso, segundo a revista Forbes o Google está na lista das empresas que mais valem no mundo. Chegando a ultrapassar outras gigantes no ramo da tecnologia como a Apple e a Microsoft. Ela também é considerada o melhor local do mundo para se trabalhar.

Outros investimentos

Se engana quem pensa que a gigante investe apenas em tecnologias de softwares, redes sociais e publicidade. O Google firmou em 2005 uma parceria com a NASA Ames Research Center para a criação de mais de 90 mil metros quadrados de escritórios. Esse espaço é usado para pesquisas de gestão de dados, nanotecnologia, computação e indústria espacial empresarial.

Veja também: Google Drive: Tutorial mostra como funciona e como usar

Dentro da própria plataforma existem diversas ferramentas que servem para melhorar a experiência de produção do usuário. Entre elas podemos citar as mais importantes como o Google tradutor e o Docs, que é uma ferramenta de edição de textos online.

Atualmente o Google também investe na pesquisa de balões que levarão sinal de internet para regiões de difícil acesso. Nomeado de Projeto Loon, ele funciona com um balão que se move de acordo com as correntes de ar da atmosfera. A ideia é que ele se torne uma alternativa ao sinal levado por cabos ou empresas de telefonia em áreas complicadas de se chegar por meios tradicionais.

Importância da empresa para o mundo da tecnologia

Desde quando foi criado, o Google revolucionou o mundo da tecnologia. Não apenas pelo mecanismo de busca de informações e palavras-chave que foi criado, mas também pelo investimento e relevância para o cenário atual. Isso acontece porque poucas pessoas hoje não usam o buscador ou os softwares desenvolvidos pela empresa. Se tornando então, uma empresa essencial para milhares de pessoas.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6770) com formação completa no curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Experiência prática de dois anos em produção jornalística para TV e rádio.