Catação

Chamamos de catação o processo de separação de misturas do tipo sólido-sólido. O processo é manual – com o uso de ferramentas como pinças,…


Chamamos de catação o processo de separação de misturas do tipo sólido-sólido. O processo é manual – com o uso de ferramentas como pinças, colheres e outros objetos auxiliadores – e serve para separar grãos bons e ruins de feijão, além dos carunchos e pedrinhas antes de cozinhar o alimento, por exemplo, ou ainda na separação de tipos de materiais que compõe o lixo como vidro, metais, papel, plástico, borracha, entre outros que serão destinados à diferentes usinas de reciclagem.

Esse processo pode ser visto em nossa rotina, como na separação do feijão que citamos acima, ou ainda na química para separação de misturas, mas feita manualmente conforme explicado anteriormente.

Catação

Foto: Reprodução

A catação na química

Separação de mistura

A mistura pode ser separada em seus componentes com algumas técnicas, como a catação citada acima. Este processo é uma das técnicas usada para separação de mistura, variando apenas pelo tipo de mistura que deverá ser separado. Outros métodos de separação de mistura são a levigação, a dissolução ou flotação, peneiração, separação magnética, dissolução fracionada, decantação e sedimentação, centrifugação, filtração, evaporação, destilação simples e fracionada e fusão fracionada.

Separação de sólidos

A separação dos sólidos pode ser feita por alguns processos como a peneiração, flotação ou dissolução, levigação, flotação, separação magnética, ventilação, dissolução fracionada, além da que se refere este artigo, a catação.

Catação – Outras referências

A catação pode se referir ainda a processos presentes na vida dos animais. Em zoologia, a catação nada mais é do que o hábito que alguns mamíferos, principalmente os primatas, têm de afagar os pelos e a pele dos outros da mesma espécie para catar ectoparasitas.

Quando esse processo acontecer entre membros de uma mesma comunidade, recebe o nome de catação social e objetiva o fortalecimento dos vínculos afetivos, além do fortalecimento da saúde dos indivíduos do grupo. Em contrapartida, quando é feita no próprio indivíduo que a realiza, a catação é denominada auto catação, e tem como principal objetivo a manutenção da higiene e da saúde próprias.


Reportar erro