Cáucaso

Cáucaso é uma região que divide a Ásia da Europa, a Cordilheira forma uma espécie de barreira natural entre esses dois continentes. É comum…


Cáucaso é uma região que divide a Ásia da Europa, a Cordilheira forma uma espécie de barreira natural entre esses dois continentes. É comum ter terremotos com frequência nessa região e a mesma tem sido campo de batalha de diferentes culturas e religiões. Conheça agora um pouco mais sobre esse lugar.

Cáucaso

Foto: Reprodução

Onde se localiza?

Cáucaso é uma região que divide a Europa Oriental e a Ásia Ocidental. Ela se localiza entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, grande parte dessa região é tomada pela Cordilheira de Cáucaso e pelas suas planícies adjacentes

Por ser uma região que marca uma das fronteiras existentes entre a Europa e a Ásia, alguns dos países que fazem parte dessa região são considerados transcontinentais. Como exemplo temos a Turquia, onde os territórios dividem-se em uma parte que é geograficamente europeia e outra que é asiática. Cáucaso é dividida em duas partes, a norte, que é chamada de Ciscaucásia, e a sul, que é chamada de Transcaucásia.

A população

Nesta região vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas, essa população é distribuída em três países independentes, que são: Geórgia, Armênia e Azerbaijão, além de algumas repúblicas da Rússia, que são: Chechênia, Inguchétia, Adiguésia, Cabárdia-Balcária, Carachi-Circássia, Ossétia do Norte, Krai de Krasnodar e Krai de Stavropol.

Algumas regiões da Turquia e do Irã, em alguns momentos são consideradas como parte de Cáucaso. A Geórgia e a Armênia são considerados países integrantes do continente da Europa, enquanto que o Azerbaijão é classificado tradicionalmente como um país do continente da Ásia.

Os conflitos

Por ser uma área de fronteira entre a Europa e a Ásia, essa região, consequentemente, assume uma importância estratégica e política, além de possuir grandes jazidas de metais não-ferrosos e de petróleo. Isso faz do Cáucaso uma região bastante conflituosa, de constantes mudanças políticas e sociais e também alvo dos vizinhos Irã, Turquia e Rússia.

Além desses fatores acima citados, a grande diversidade que é encontrada no Cáucaso também não contribui para que se tenha uma boa convivência. Pois essa região abriga cerca de 100 etnias diferentes, cada uma com seus próprios costumes e línguas, o que consequentemente, resulta na maior diversidade linguística que existe no mundo.

Além da diversidade linguística, essa região é uma área de encontro entre as religiões cristã e mulçumanas, possuindo ainda algumas budistas em minoria. Essa diferença na religião e crenças não gera conflitos, porém faz com que as pessoas não interajam com outras de religiões distintas.


Reportar erro