Centrifugação e flotação

Entenda o que são os processos de centrifugação e flotação e saiba como eles podem ser usados em processos comuns


Tanto a centrifugação quanto a flotação são processos de separação de misturas. No texto a seguir, o Estudo Prático explica de forma fácil e simplificada ambos os processos.

Flotação

Chamamos de flotação ou flutuação, o processo usado para separar misturas por meio de uma injeção de ar na mistura coloidal, fazendo com que a espuma formada por meio da borbulha arraste as impurezas para a superfície. O processo físico de separação de misturas pode ser usado para misturas heterogêneas.

O processo, contrário à sedimentação, faz com que as partículas em suspensão no meio líquido sejam aderidas às bolhas, facilitando sua remoção por meio da retirada da espuma. Na sedimentação contrária, as partículas se depositam ao fundo do recipiente e são removidas por decantação.

Centrifugação e flotação

Foto: Reprodução/ internet

Outra forma de flotação é com a adição de um líquido com densidade intermediária que não dissolve nenhum dos componentes. Com isso, o menos denso vai flutuar e o menos denso ficará ao fundo do recipiente. Nesse processo, podemos citar a separação da areia e da serragem com a utilização da água.

A técnica, descoberta por Carrie Everson no ano de 1886, é usada principalmente na mineração, no processo de separação de minerais e na extração do cobre da calcopirita. Nesse processo, o minério é misturado de forma pulverizada com óleo, água e detergente, e em seguida borbulhar o ar na mistura. O sulfeto mineral, já recoberto de óleo, junta-se às bolhas, permanecendo na superfície. Os resíduos pobres em cobre, ficam ao fundo e são descartados.

Mas existe uma aplicação ainda mais popular, que faz parte da rotina de muitos, mesmo que não percebam: o tratamento da água e do esgoto. Em uma etapa, são adicionados à água a ser tratada coagulantes químicos que formam flóculos ao reagir com o hidróxido de cálcio. Em seguida, incorporam-se à sujeira da água. Isso faz com que as impurezas sejam facilmente removidas por meio dos flóculos em processos diversos.

Centrifugação

A centrifugação, por sua vez, é um processo que separa as misturas acelerando a decantação ou a sedimentação, fazendo com que o corpo mais denso da mistura sólido-líquida se deposite ao fundo do recipiente por meio da ação da gravidade.

O processo, para acontecer, precisa de uma centrífuga que gira em alta velocidade, de forma que a substância mais densa acaba sedimentando devido à essa ação. Funciona de forma semelhante à máquina de lavar roupas que possuem a função de centrífuga. A função é colocada como a última, separando a água da roupa.

A centrifugação é um processo que pode ser aplicado ainda para separar os componentes do sangue em laboratórios, para análises clínicas.


Reportar erro