Cessão, sessão e seção

Existem muitos termos que, na língua portuguesa, nos causam estranheza e confusão. Nesse artigo, vamos tratar de uma dessas comuns confusões que acontecem. Você…


Existem muitos termos que, na língua portuguesa, nos causam estranheza e confusão. Nesse artigo, vamos tratar de uma dessas comuns confusões que acontecem. Você sabe o significado de cessão, sessão e seção? Descubra abaixo o que significa e quando usar cada um deles.

Cessão, sessão e seção

Foto: Reprodução

Cessão

A palavra cessão, do latim cessio – ceder, significa o ato de ceder, dar, transferir um direito ou bem. Entre seus sinônimos estão cedência, entrega e concessão. Além disso, a palavra também pode significar renúncia, desistência e empréstimo.

Segundo o dicionário Aurélio, Cessão possui como significado:

“s.f. Ação de ceder. / Direito Transferência a outrem de bens ou de direito de que alguém é proprietário ou titular.”

Confira abaixo alguns exemplos da palavra cessão empregada em frases.

– Ele confirmou a cessão de suas roupas aos pobres.

– A biblioteca cancelou a cessão dos livros ao público.

– A comissão da formatura agradeceu a cessão do espaço para realização da colação de grau.

Sessão

Com origem no latim, da palavra sessio – sentar-se, a palavra sessão remete à ideia de que a pessoa deve se sentar para assistir ou participar de algo. Dessa forma, seu significado é o intervalo de tempo que dura alguma coisa, como um filme, uma apresentação ou espetáculo.

Ainda, de acordo com o dicionário Aurélio, o termo sessão significa:

“s.f. Tempo em que uma assembléia, um congresso, um corpo deliberativo ou consultivo se mantém em reunião, estudando, discutindo e resolvendo questões. / Tempo de duração de um espetáculo: vimos o filme na sessão das dez. / Tempo contínuo empregado na realização de cada fase de um trabalho. / Período do ano em que uma assembléia deliberativa pode exercer validamente suas funções: sessão ordinária; sessão extraordinária. / Cada encontro terapêutico do cliente com o analista: duas sessões de análise por semana. / Bras. Reunião para a prática do espiritismo: sessão espírita.”

Para entender melhor, confira alguns exemplos abaixo.

– Nós vamos assistir à próxima sessão do filme.

– Perdi a apresentação de ballet, pois foi apresentada em uma única sessão.

Seção

Já o termo seção, significa uma parte de um total, um segmento. Pode ainda estar ligado ao significado de uma repartição de um serviço público ou provado. Entre seus sinônimos estão repartição, departamento e setor.

Segundo o dicionário Aurélio, o termo seção significa:

“s.f. Ato ou efeito de cortar ou seccionar; parcela, porção, parte, divisão de um todo. / Ponto ou local em que algo foi cortado ou dividido. / Divisão administrativa: seção de pessoal. / Parte de uma obra literária ou científica por capítulos ou artigos para melhor compreensão do plano da mesma. / Arquitetura. Corte de um edifício pelo centro, a um plano, com proporções de altura e profundidade rigorosamente observadas para compreensão da sua disposição interior. / Geometria. Linha determinada sobre uma superfície por uma outra que encontra a primeira. / Geometria. Corte vertical. / Militar. A quarta parte de um esquadrão. / Subdivisão de baterias em um número limitado de soldados e bocas de fogo. / História natural. Divisão de um gênero; divisão secundária; subdivisão. / Cada uma das repartições em que se divide outra, ou subdireção das secretarias do Estado: chefe de seção. / Cada uma das subdivisões interiores de um estabelecimento, que tem funções diferentes das outras: a seção das camisas é logo em frente. / Farmacologia. Operação por meio da qual se dividem as substâncias medicinais com o auxílio de instrumentos cortantes. // Geometria. Seções cônicas, as seções planas de um cone reto de base circular. (São a elipse, a parábola e a hipérbole.) // Seções planas, as que são produzidas por um plano numa superfície ou volume.”.

Confira abaixo algumas frases que podem ajudar a entender melhor a aplicação da palavra seção.

– Fui até a seção de artigos esportivos comprar as luvas de boxe.

– Consultei a seção de esportes do jornal para saber sobre o meu time.


Reportar erro