,

A utilização correta de ‘desse’ e ‘deste’

As palavras “desse” e “deste” são contrações da preposição “de” com os pronomes demonstrativos “esse” e “este”. Os pronomes demonstrativos indicam o lugar, a posição ou a identidade dos seres, relativamente às pessoas do discurso. Já a preposição “de” relaciona palavras com uma ideia anterior, estabelecendo relações de origem, tempo, posse, semelhança, entre outras.

“Desse” e “deste” estão corretas, mas devem ser empregadas em contextos distintos, levando-se em consideração a questão referencial (tempo e espaço).

Quando devo usar “desse”?

“Desse” é a união da preposição “de” com o pronome demonstrativo “esse”. É usado para referir-se a algo que está próximo da pessoa a quem se fala (receptor), longe da pessoa que fala. É também empregado no tempo passado, para referir a algo que já foi mencionado no discurso.

“Desse” e “deste” são contrações de "esse" e "este"

“Desse” e “deste” estão corretos (Foto: depositphotos)

Confira os exemplos a seguir:

-Gostei desse sapato!
-Você fez aniversário no mês passado? Em que dia desse mês?
-Saia desse banco e vamos passear!

Também podem ser usadas as flexões “dessa”, “desses”, “dessas”, “disso”.

Veja tambémA utilização correta de ‘concerto’ e ‘conserto’

Quando devo usar “deste”?

“Deste” é a junção da preposição “de” com o pronome demonstrativo “este”. É usado para referir-se a algo que está próximo da pessoa que fala (emissor). É também empregado no tempo presente ou para referir o que vai ser mencionado no discurso.

Observe os exemplos a seguir:

-Você quer saber quanto custa este celular?
-Nós viajaremos no dia 28 deste mês.
-Gostou deste vestido ou desse aí?

Também podem ser utilizadas as flexões “desta”, “destes”, “destas”, “disto”.

Veja também: O que é a fonologização e influência na gramática

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.