Iceberg

Entenda o que é e como são formados os icebergs. Saiba quais são as características, o perigo que oferecem e conheça algumas curiosidades.


O iceberg, do inglês ice, que significa gelo, e do nórdico berg que significa montanha, é um bloco grande de gelo flutuante que se desprendeu das geleiras presentes nos polos Norte e Sul, e são formados pela acumulação contínua de geleiras. Em função de seu peso e do movimento das marés, acabam se desprendendo e são lançados ao mar, onde ficam à deriva.

Características

É difícil determinar tamanhos específicos, pois os icebergs podem ter dimensões diversas, sendo que alguns, inclusive, chegam a pesar dezenas de toneladas. Mas ainda flutuam? Sim, isso porque o gelo é menos denso que a água e, além disso, as formações dos icebergs contêm bolhas de ar e não são formados de água salgada como o mar, mas sim de água doce da precipitação de neve (água doce tem densidade menor que água salgada e, portanto, flutua).

De uma forma geral, aproximadamente 20% do iceberg fica fora da água, o que pode variar de acordo com as densidades dele e do mar, ou seja, se a água do mar for mais salgada – mais densa –, um tanto a mais do iceberg ficará para fora.

Iceberg

Foto: Pixabay

São transportados por meio das correntes marítimas e pelo vento, mas a velocidade varia de acordo com a corrente, com o vento e seu tamanho. No ártico, por exemplo, as velocidades são maiores devido ao maior número de correntes marítimas.

Curiosidades

O maior iceberg encontrado surgiu em 1956 na Antártica e, à época, tinha incríveis 335 km de comprimento por 97 km de largura. Ainda nos dias de hoje, ele existe, mas agora com 31 km², tamanho superior à área da Bélgica.

O tempo de “vida” de um iceberg pode variar entre quatro e dez anos, em média, mas alguns duram mais, como é o caso mencionado acima. Isso vai depender do seu tamanho, das condições climáticas e muitas outras coisas. Normalmente, eles derretem sob a ação dos raios do sol e da água do mar. Para ter uma ideia, se considerarmos um iceberg de 24 metros de altura e 91 metros de comprimento, temos que, em condições de água a 0° C, seu derretimento demora 80 dias. Quando em águas acima de 21° C, derrete em apenas oito dias.

Perigo e importância

Os icebergs oferecem perigo às navegações, pois estão à deriva e não se tem noção dos seus tamanhos. Um caso famoso de ocorreu em 14 de abril de 1912, dando origem, inclusive, a um filme que recebeu o nome do navio: Titanic. O navio inglês passava por sua viagem inaugural quando, em alto mar, atingiu um iceberg, acidente que matou mais de 1.500 pessoas.

Apesar do perigo que oferecem, para estudos geológicos, os icebergs são importantes, uma vez que transportam sedimentos e pedaços de rochas que se acumulam no fundo dos oceanos e nos continentes. Podem ser usados, como forma alternativa, para a irrigação de terras quando rebocados.


Reportar erro