Investigação científica

Você sabe o que é uma investigação científica? Confira a resposta e os passos para o surgimento de uma teoria


Para criar uma teoria não basta afirmar uma suposição. Chamado de investigação científica, a prática tenta, através de um procedimento lógico, produzir conhecimento científico testado, comprovado e seguro. Para isso, algumas regras ou fases fazem parte do processo. E são elas: a observação, as hipóteses, o método de pesquisa e a conclusão.

Os estudos científicos têm a intenção de aumentar os horizontes das teorias que explicam os eventos do mundo. Eles servem para contrapor ou melhorar uma teoria já existente, para acrescentar informações, integrar dados, corrigir resultados ou expandir os grupos de estudo.

Investigação Científica

Foto: Reprodução

Evidências empíricas verificáveis com base na observação sistemática são feitas, geralmente, através da observação e, para comprovar a hipótese, usa-se como método experiências ou pesquisas de campo.

Passos da investigação científica

Observação

A primeira parte de uma investigação cientifica é a observação. É nela que a ideia surge e que as perguntas sobre a importância daquele fato são indagadas. As perguntas sobre o porquê tal advento acontece ou qual é a relação entre fatores de uma determinada situação são levadas em consideração.

Hipótese

Após fazer as perguntas, é preciso formular possíveis respostas. As respostas não são meros achismos ou simples observações de relações, mas devem estar embasadas por estudos já existentes e publicados. Neste momento, é possível criar respostas positivas ou negativas às perguntas formuladas na observação.

Método de pesquisa

As deduções devem ser comprovadas por métodos empíricos, que vão dizer se a hipótese está ou não correta e se ela se sustenta. Nesta fase, é possível fazer experiências dentro de laboratórios, testes, experimentações ou pesquisas de campo, que vão variar de acordo com a área de estudos. Na biologia, por exemplo, o teste pode ser feito com animais, enquanto nas áreas humanas geralmente os pesquisadores partem para as pesquisas práticas.

Publicação

Se a hipótese for aceita, ou seja, se os resultados dos métodos de pesquisa forem ao encontro com as hipóteses levantadas no começo do processo, então a investigação cientifica foi comprovada e ela deve ser divulgada para servir de apoio para novos estudos. As divulgações acontecem em congressos e simpósios da área, bem como revistas de publicações científicas.

Um estudo científico, quando fica por muito tempo se ser refutado, ou seja, sem ser contraposto por outros estudos, vira uma teoria.

Teoria

Todas as teorias são originadas dos processos investigativos, mas mesmo isso não lhe confere caráter de verdade absoluta. Com a evolução das pesquisas, é perfeitamente possível derrubar uma teoria e criar outras com base nas novas evidências, observações e consequentemente hipóteses e métodos de pesquisa.


Reportar erro