Linguagem, língua e fala: O que são e suas diferenças

Confira os conceitos e as diferenças entre linguagem escrita e verbal, a língua e a fala e seu papel para o desempenho da nossa comunicação


A comunicação se dá das mais variadas formas, seja por sinais, códigos linguísticos, escrita e oralidade. Utilizamos da nossa língua, linguagem ou fala para passarmos informação, contudo, às vezes nos confundimos ao tentar entender a diferença e os conceitos, por isso, é importante estudá-los para que possamos compreender o funcionamento de cada um e sua contribuição para a nossa comunicação diária.

Linguagem

Podemos conceituar como linguagem uma capacidade restrita aos seres humanos de expressar sentimentos, sensações, transmitir informações, opiniões ou mesmo expressar desejos, proporcionando a troca de dados entre pessoas de diferentes tradições e localidades.

Linguagem, língua e fala: O que são e suas diferenças

Foto: depositphotos

A linguagem em si define-se em dois tipos: a linguagem verbal, que se caracteriza de forma oral ou escrita, com a utilização de códigos que servem para facilitar a comunicação entre os homens; e a linguagem não verbal, que se define por símbolos ou sinais em forma de desenhos e figuras que servem como ponte para a comunicação sem o uso de palavras.

Neste caso, temos os usos da linguagem escrita e linguagem de símbolos, ambas comuns ao nosso convívio e cotidiano, por isso é possível que reconheçamos informações através de placas de trânsito, por exemplo.

Língua

A língua, por sua vez, consiste num conjunto específico de códigos e palavras diversas, usados sob regras e leis de combinação que, na verdade, é o que permite que a mensagem seja passada de maneira compreensível. É muito provável que a mensagem não seja compreendida totalmente caso seja passada de forma incomum às regras previamente estabelecidas. É como escrever uma frase onde as palavras estão fora de ordem e esperar que a outra pessoa entenda exatamente o que se quis dizer. Podemos citar como exemplo básico de língua os diversos tipos de línguas faladas ao redor do mundo, como a língua portuguesa, língua inglesa, russa, chinesa e assim por diante.

Fala

Já a fala é individual, sendo a forma como um indivíduo se comunica de maneira oral, fazendo uso da linguagem verbal. É bastante comum que ela seja afetada por costumes locais, vícios de linguagem relacionados ao ambiente que a pessoa frequenta e as pessoas ao seu redor, ao tipo de linguagem que estas usam para se comunicar. Nossa fala passa por um processo de construção ao longo da nossa vida e nela colocamos aspectos do nosso pessoal e de nossas experiências, por isso, a fala pode distinguir-se bruscamente de um indivíduo a outro.

 

*Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas).


Informar erro