Narrativa

O texto narrativo baseia-se na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Conheça a estrutura e os elementos da narrativa


A narração é um tipo de texto que conta uma sequência de fatos, sejam eles reais ou imaginários, nos quais as personagens atuam em um determinado espaço e no decorrer do tempo.

O texto narrativo baseia-se na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito.  Apresenta uma determinada estrutura e os seus elementos incluem o narrador, enredo, espaço, personagens, espaço e tempo.

Na narrativa, o narrador é o responsável por contar a história, criando um texto que flui no imaginário do leitor, com a composição de tramas e a elaboração de personagens mais ou menos complexas. O texto narrativo também pode ser perpassado pelo tom poético, e as personagens podem ser conhecidas através de seus elementos físicos e por suas características psicológicas.

Narrativa

Foto: Reprodução/ internet

A estrutura do texto narrativo

O texto narrativo apresenta uma certa estrutura, composta pela apresentação, complicação, clímax e desfecho.

  • Apresentação: parte do texto em que algumas personagens são apresentadas e algumas circunstâncias da história são expostas, como o momento e o lugar de desenvolvimento da ação;
  • Complicação: parte do texto em que a ação tem início propriamente dito. Os episódios se sucedem, conduzindo ao clímax;
  • Clímax: ponto da narrativa em que a ação alcança o seu momento crítico, tornando o desfecho inevitável;
  • Desfecho: solução do conflito produzido pelas ações das personagens.

Personagens

A narrativa é centrada em um conflito vivido pelas personagens, que são os elementos vitais na construção deste tipo de texto. Elas podem ser principais ou secundárias, de acordo com o papel que desempenham no enredo, e podem ser apresentadas de forma direta ou indireta.

A apresentação direta ocorre quando a personagem aparece claramente no texto, retratando as suas características físicas e/ou psicológicas; a apresentação indireta é quando as personagens aparecem aos poucos, e o leitor constroi a sua imagem com o desenrolar do enredo, a partir de suas ações.

Pode-se dizer que existe um protagonista, personagem principal, e um antagonista, personagem que age contra o protagonista, tentando impedi-lo de alcançar os seus objetivos. Também há a presença dos adjuvantes ou coadjuvantes, que são os personagens secundários que também exercem papéis essenciais na história.

Elementos da narrativa

Os elementos que compõem a narrativa são o foco narrativo (1ª e 3ª pessoa), as personagens (protagonista, antagonista e coadjuvante), narrador (narrador-personagem, narrador-observador), tempo (cronológico e psicológico) e espaço.

São três os tipos de foco narrativo:

  • Narrador-personagem: tipo de narrador que conta a história na qual é participante. A história é contada em 1ª pessoa e ele é narrador e personagem ao mesmo tempo;
  • Narrador-observador: narrador em 3ª pessoa que conta a história como alguém que observa tudo o que acontece, transmitindo os fatos ao leitor;
  • Narrador-onisciente: sabe todas as informações sobre o enredo e as personagens, revelando seus pensamentos e sentimentos íntimos. Normalmente ele utiliza o discurso indireto livre em suas narrativas.

*Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas)


Reportar erro