,

Como não fugir do tema da redação do Enem. Aprenda já!

Contemplar as palavras-chave do tema proposto é uma base importante para não errar

Existem poucas coisas que deixam um estudante mais exausto do que fazer uma avaliação extensa como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. Além de seus vários módulos com questões de múltipla escolha, ainda tem a tão temida redação, que tem como um de seus desafios não fugir do tema proposto.

Apesar de parecer um desafio bobo para aqueles que nunca realizaram a prova, o fato do tema só vir à conhecimento dos candidatos no momento que estão fazendo a prova, aliado ao nervosismo e ao cansaço pode transformar a redação do Enem em um verdadeiro bicho de sete cabeças para alguns.

Mas calma, não precisa se assustar com isso. Para se sair bem e ter um bom desempenho durante o exame, basta estudar bem e se preparar; seja analisando as provas dos anos anteriores, seja com dicas que podem ser encontradas facilmente na internet.

Como não fugir do tema da redação do Enem?

Contemplar as palavras-chave do tema proposto é uma base importante para evitar a fuga de tema

O nervosismo pode atrapalhar no momento de produzir a redação (Foto: depositphotos)

Se você fizer a pergunta de como não fugir do tema da redação do Enem, a primeira resposta que provavelmente vai vir à sua cabeça é concentração e foco, que são, de fato, as ações mais importantes a se tomar. Mas não são os únicos artifícios aos quais os candidatos podem recorrer durante a produção do texto.

Quem melhor do que uma professora de redação para dar dicas sobre como não fugir do tema proposto para a produção textual do Enem? Confira algumas dicas da coordenadora de redação do sistema Poliedro Educação, Gabriela Carvalho. Confira:

Veja tambémCitações para redação do Enem; como, por que e quando fazer 

Atenção ao tema

Segundo a coordenadora, a principal maneira de manter o foco no tema é lê-lo com bastante atenção. Ele normalmente está no primeiro parágrafo de introdução da proposta, destacado em negrito.

É importante levar em consideração todas as palavras-chave do tema. Usando o tema da redação do Enem de 2015, “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, dá para se ter uma ideia do que precisa ser abordado. Não adianta falar apenas sobre a violência contra a mulher ou a persistência dela. É necessário abordar todos os tópicos citados dentro do tema.

Seguindo as dicas acima, além de manter o foco na temática, o texto consegue ser muito mais rentável pela grande quantidade de informações.

Se atenha à atualidade

Ainda usando o tema da redação do Enem de 2015, que foi citado acima como exemplo, a coordenadora mostra como a avaliação especifica tempo e espaço dentro do seu tema. A avaliação é centrada no Brasil de hoje.

Veja também5 dicas para redação do Enem; confira para não se ‘enrolar’ na prova 

“Não vai ter nenhuma pergunta questionando como era a violência contra a mulher em outra década, em outro tempo. Isso é questão de história, questão de ciências humanas de outra natureza. Redação é sempre sobre o agora”, conta Gabriela. 

Outras dicas

Além das orientações citadas acima, há outras mais óbvias, porém, não menos importantes, como ler toda a coletânea disposta na proposta de redação, por exemplo. Além disso, é sempre bom destacar tudo que for importante, para que nenhuma informação contida nos textos complementares seja esquecida ou inutilizada.