Os costumes e a cultura da África herdados pelos brasileiros

A cultura africana chegou ao Brasil junto aos povos que foram escravizados e trazidos para nosso país. Ao longo do século XIV e XV, milhares de negros chegaram por aqui por conta do tráfico negreiro que ocorria pelo Mar Atlântico. A escravidão foi um crime contra a humanidade e massacrou, durante séculos, a população africana.

Apesar de todo o sofrimento, os africanos deixaram para o Brasil uma cultura riquíssima que influenciou muito os costumes locais. A diversidade africana refletiu na nossa música, comida e religião.

As principais etnias africanas trazidas para o Brasil foram os bantos, nagôs e jejes. Eles foram responsáveis por difundirem o candomblé, que é uma espécie de religião baseada no culto aos orixás. No campo da religião, a umbanda também é uma herança, ela reúne características do catolicismo e espiritismo.

Os costumes e a cultura da África herdados pelos brasileiros

Foto: depositphotos

Na área culinária, o dendê é um dos alimentos africanos mais populares. Dele é extraído o azeite de dendê que dá origem ao acarajé, caruru e vatapá, pratos muito famosos que tem origem africana. A nossa feijoada também tem um pezinho na África.

A música também não ficaria de fora. Diversos gêneros permeiam a influência africana, como o próprio samba, bossa-nova e maxixe. Alguns instrumentos também foram adotados pelos brasileiros, mas têm raízes no continente africano, como o afoxé, agogô e o berimbau, esse último é a estrela principal da arte marcial chamada de capoeira, também implantada pelos escravos africanos.

Curiosidades sobre a África

A África é sem dúvida um continente apaixonante. Dona de milhares de idiomas, ritmos e costumes, essa região do mundo tem muito o que ensinar às demais. Economicamente, o continente é o mais pobre do mundo. Porém, sua cultura é muito rica. Veja algumas curiosidades reveladoras sobre essa região do planeta!

-A África do Sul é o país mais desenvolvido do continente africano. Ele concentra 10 prêmios nobel. Três prêmios foram para a área de Medicina, dois para Literatura, 4 para paz e 1 para Química.

-O esporte do continente é o rugby. Na verdade, ainda há uma divisão do gosto popular: os brancos gostam mais desse esporte, já os negros preferem o futebol tradicional.

-Os africanos são muito espiritualistas. Alguns deles acreditam que os elementos naturais estão cheios de espíritos. Eles seriam os responsáveis por fortalecer as colheitas e a pesca.

-Nossa língua também herdou palavras que migraram diretamente dos dialetos africanos. Palavras como banguela, caçula, macambúzio, batucar, cochilar e xingar foram adotadas pelos brasileiros.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.