O Outlook faz parte do pacote Office da Microsoft, e pode ser usado para o recebimento e envio de e-mails, além de contar ainda com outras funções, como gerenciador de contatos e calendário. As versões mais recentes contam com mais funções, como por exemplo, o gerenciador de tarefas, que ajuda o usuário a controlar seus compromissos, além dos detalhes das tarefas a serem realizadas.
Na versão 2013, é necessário, para configurar, que o computador tenha como requisitos básicos: processador de 1GHz, espaço de 3 GB disponível em disco, além do sistema operacional Windows 7, 8 ou Server.
Como configurar?
Antes de mais nada, você precisa ter em mãos as informações do provedor de e-mail, como o nome do servidor POP e do SMTP. Em seguida, basta seguir o passo a passo.
- Abra o Outlook;
- Selecione a opção “Ferramentas/Contas” e em seguida selecione “Adicionar E-mail”;
- Irá abrir uma janela denominada “Assistente para conexão com a internet”. Nela, você deverá incluir o nome que será visualizado no campo “de” quando você enviar um e-mail para alguém. Em seguida, clique em “Avançar”;
- Depois disso, a próxima janela que abrirá será intitulada “E-mail na Internet”, na qual você deve colocar o seu endereço de e-mail que deseja configurar. Clique em “Avançar”;
- A próxima janela será “Nome dos Servidores de E-mail”, em que você deverá selecionar a opção “Meu Servidor de Entradas de E-mail” – trata-se de um servidor “POP3” ou “IMAP” –, no campo seguinte coloque a informação do servidor de entrada de mensagens, e no último, adicione o servidor de saída de e-mails “SMTP”;
- Por fim, você terá a última etapa de “Logon No Internet E-mail”, em que você deverá colocar o “Nome da Conta” (seu e-mail sem o @) e em seguida a sua senha.
Você deverá configurar ainda a autenticação do servidor. Selecione a opção “Ferramentas”, “Contas” e “E-mail” e em seguida selecione a conta criada, seguida da opção “Propriedades”. Selecione “Servidores” e ative a opção “Meu Servidor Requer Autenticação”. Clique em “Configurações” e selecione a opção que diz Usar as “Configurações do Servidor de Entrada de E-mail”. Agora, é só usar seu Outlook.
A opção de salvar senha deve ser usada somente quando se trata de um computador de uso pessoal.