Qual a diferença entre sarcasmo e ironia?

O nosso português é mesmo um idioma difícil e quando partimos para as inúmeras nomenclaturas, termos e regras nos pegamos cheios de dúvidas.

É comum para muitas pessoas terem algumas dúvidas, ter interesse em pesquisar sobre elas, mas que no decorrer do dia acabam esquecendo e perpetuando o questionamento na cabeça sem previsão de elucidá-lo. E isso se refere a dúvidas sobre todo tipo de tema.

Algumas figuras de linguagem, por exemplo, nos confundem bastante. Aprenda agora qual é a diferença entre sarcasmo e ironia. Na prática, existe uma frase que resume a diferença entre os dois: “quando uso o humor como escudo, é ironia. Quando uso o humor como arma, é sarcasmo”.

Diferença entre sarcasmo e ironia

Qual a diferença entre sarcasmo e ironia?

Foto: depositphotos

Sarcasmo

O sarcasmo pode ser expresso por meio de gestos, palavras ou textos. A ideia central é provocar e desprezar a pessoa ou coisa envolvida. Geralmente, o sarcasmo é maldoso e mal-intencionado. Veja alguns exemplos de frase com esse termo:

“Não existe homem fiel, existe homem sem oportunidade”.
“Ao ver uma luz no fim do túnel, certifique-se que não é o trem”.
“Quando alguém não consegue rir de si mesmo, é hora dos outros rirem dele”.
“Deus inventou o café para que logo cedo eu consiga aturar minha mãe”.
“Se toda manhã você se acha feio, experimente acordar ao meio dia”.

Ironia

A ironia é um comentário, escrito ou oral, que significa exatamente o oposto daquilo que se pensa. As pessoas fazem uso dela para demostrarem que não concordam com o que está sendo discutido, mas usa da figura de linguagem para discordar. Quando queremos censurar algo, criticar ou denunciar fazemos uso da ironia. Veja alguns exemplos de frases irônicas:

“Que tal uma boa xícara de cuide da sua vida?”
“Comida gordurosa é romântica… Vai direto pro coração”.
“Ninguém pode ser sábio de estômago vazio”.
“Tão rápido quanto uma tartaruga”.
“Eu sempre fui pobre, mas esse mês estou de parabéns!”

Outras figuras de linguagens e mais exemplos

– Aliteração: acontece quando há a repetição de sons das consoantes. Exemplo: “O rato roeu a roupa do rei de Roma”.

– Anacoluto: é conhecida também por frase quebrada, pois acontece sempre que uma frase é partida ao meio, por alguma observação. Exemplo: “Eu, toda vez que chego, você me chama pra conversar”.

– Metáfora: ela transporta a palavra do seu sentido literal para o sentido figurado. Exemplo: “Eu amo doces, sou uma formiga”.

– Catacrese: é quando uma palavra é empregada com um sentido diferente do seu significado original para suprir a necessidade de uma palavra adequada para o objeto. Exemplo: “braço da cadeira”.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.