Significado da bandeira do Japão

Foi durante o período que compreende as invasões mongóis no país que a bandeira japonesa foi idealizada, em meados do século XIII


Criada durante o século XIII, a bandeira do Japão é uma das que representa países que é mais fácil de ser identificada por qualquer pessoa. Ela é também considerada uma das mais populares no mundo. A mesma é formada a partir de uma imagem totalmente branca dotada de um círculo vermelho ao meio.

De nome oficial Nisshoki (bandeira do sol), a bandeira japonesa é popularmente identificada pelos japoneses como Hinomaru, palavra que traduzida ao português denomina-se “disco solar”.

Esta bandeira somente passou a ser adotada como oficial do Japão no ano de 1999. Isso ocorreu apenas depois que foi emitido um decreto nacional cujas dimensões e especificidades da bandeira foram definidas e tornadas formais perante o governo do país, que, até então, não reconhecia oficialmente a imagem como sendo a bandeira nacional.

Criação

Foi durante o período que compreende as invasões mongóis no país que a bandeira japonesa foi idealizada, em meados do século XIII. Conta-se que a mesma teria sido desenvolvida por um sacerdote budista, cujo nome era Nichiren, e que o mesmo desejava, com a criação da imagem, fazer uma oferenda ao imperador da altura.

Depois da criação, a bandeira japonesa passou a ser utilizada, entre os séculos XV e XVI, em embarcações e unidades militares.

Significado da bandeira do Japão

Foto: Raphael Pto/ Free Images

Significado

Há algumas divergências de versões sobre a imagem da bandeira japonesa. Tradicionalmente, o círculo vermelho situado ao centro da bandeira significa o sol.

Grande parcela dos historiadores defende a teoria de que tal figura representa o sol nascente, nascendo sobre as ilhas do país e seguindo como guia do povo japonês até o seu destino. Todavia, há ainda quem defenda que o círculo seja a representação do próprio Japão.

Curiosidades

Durante a Segunda Guerra Mundial, a bandeira japonesa sofreu uma alteração a qual passou a contar com raios de sol que davam um efeito de espalhamento do círculo vermelho no centro da imagem. Tal versão da bandeira passou a ser utilizada em embarcações militares de guerra, como simbolismo do sol nascente disseminando luz sobre o Planeta.

Já durante o período depois da guerra, a bandeira passou a ser desconsiderada durante vários anos. Tal desconsideração ocorreu em decorrência da perda do orgulho pelo país. Mas, no final do século XX, os políticos do país estimularam a volta da utilização da bandeira como símbolo do Japão.

Há quem acredite que a origem do círculo na bandeira japonesa tem a ver com uma carta enviada no ano de 607 pelo príncipe Shotoku ao Imperador. No escrito, era possível, segundo relatos, ler a seguinte mensagem: “do príncipe do sol nascente”.


Reportar erro