Verbos intransitivos

Os verbos são palavras pertencentes à uma classe de palavras que pode se flexionar, variando em pessoa, número, tempo, modo e voz. Pode indicar…


Os verbos são palavras pertencentes à uma classe de palavras que pode se flexionar, variando em pessoa, número, tempo, modo e voz. Pode indicar ação, estado, fenômeno, ocorrência ou desejo. Esses, quando classificados quanto à predicação verbal, podem ser intransitivos, transitivos diretos ou transitivos indiretos.

Os intransitivos, de forma simples, são os que trazem a ideia completa, e os transitivos, são os que são normalmente acompanhados por complementos. Por exemplo, quando falamos que “As crianças precisam”, a ideia fica incompleta, pois quem precisa, precisa de algo. É preciso complementar a frase: “As crianças precisam de carinho”.

O que são?

Os verbos intransitivos são aqueles que não possuem complemento, ou seja, são completos por si. Por exemplo, quando falamos que fulano morreu, o verbo morrer tem sentido completo, não precisando de complemento para ser entendido.

Características

Em algumas situações, no entanto, podem vir acompanhados de algum termo que indica modo, lugar, tempo, entre outros. Por exemplo: “Fulano morreu dormindo” ou ainda “Ela morreu na praia”.

Os verbos intransitivos precisam, no entanto, vir acompanhados de adjuntos adverbiais para dar sentido completo à frase. Por exemplo, se você falar “Moro”, o verbo intransitivo não vai ter um sentido completo, mas se você falar “Moro em São Paulo”, a frase terá sentido completo devido ao complemento “em São Paulo”, que é o adjunto adverbial de lugar.

Verbos

Chegar e ir

Estes, frequentemente, são acompanhados de adjuntos adverbiais de lugar, normalmente acompanhados também de preposições como a e para, usadas para indicar destino ou direção. Por exemplo “Fui ao teatro”.

O uso de em fica reservado para indicar tempo ou meio, por exemplo: “Cheguei a Roma em Outubro”.

Comparecer

Neste caso, o adjunto adverbial de lugar pode ser introduzido por em ou a. Como por exemplo: “Comparecemos ao estádio – ou no estádio – para ver o último jogo”.

Assistir

Verbos intransitivos

Foto: Reprodução

O verbo assistir somente será intransitivo quando significar morar, por exemplo:

“Assisto em Curitiba desde que nasci”.

Custar

Custar é um verbo intransitivo somente quando significar ter preço, como na frase abaixo:

“Esta bolsa custou R$ 100,00”

Proceder

Proceder é intransitivo quando significa ter fundamento.

“Suas palavras não procedem”.

Morar, residir e situar-se

Nestes casos, os verbos são sempre intransitivos. Por exemplo

“Moro em Londrina”

“Resido no Jardim Petrópolis”

“Minha casa situa-se na rua Marcelino Carraro”


Reportar erro