Conheça o maior país da Europa

Neste artigo, você conhecerá mais sobre o maior país da Europa Ocidental, obtendo informações sobre os números populacionais. Você também vai conhecer o menor país em extensão territorial desse continente e seus habitantes, o país europeu mais populoso, também o segundo maior.

Essas informações e conhecimentos são fundamentais para se compreender as dinâmicas populacionais, pois estas mostram como o espaço geográfico é ocupado de forma desigual pelas populações. São vários os motivos que fazem com que haja uma desigual ocupação dos territórios, dentre eles as oportunidades de emprego, o clima, a vegetação e a hidrografia, o desenvolvimento econômico e social, dentre outros. 

Qual é o maior e o segundo maior país da Europa?

Quando se fala nos dados dos países, é preciso destacar que existem duas informações fundamentais que se referem a estes, sendo elas a extensão territorial, bem como os indicadores de população.

Os indicadores de população, que interessam grandemente a demografia, são relacionados com a população absoluta – ou seja, o número total de habitantes de um local – e ainda, a população relativa – ou seja, quantas pessoas habitam aquele território por quilômetro quadrado. O maior país da Europa é a Rússia, sendo ela um país transcontinental, ou seja, que possui seu território em dois continentes, a Europa e a Ásia.

A extensão total da Rússia é de 17.100.000 km², sendo ele o maior país do mundo. A maior parte do território russo está localizada no continente asiático, mas apesar disso, a porção mais habitada, mais urbanizada, está no continente europeu. A parte europeia da Rússia, também chamada de Rússia europeia, abrange a porção ocidental da Rússia, compreendendo cerca de 3.960.000 km², e abrangendo 40% da Europa. A fronteira oriental da Rússia europeia é definida pelos Montes Urais e na parte Sul pela fronteira com o Cazaquistão.

Mapa da Rússia

A Rússia é um país transcontinental pois se divide entre Europa e Ásia (Foto: depositphotos)

Quando se fala em extensão territorial, o segundo maior país do continente europeu é o Cazaquistão, com cerca de 2.724.900 de dimensão total. Este país possui um território igualmente transcontinental, cujas terras estão localizadas em sua maioria na Ásia Central, bem como uma pequena parte a Oeste do rio Ural no continente europeu. O Cazaquistão ocupa o 9º lugar em relação aos maiores países em extensão do mundo, e suas fronteiras são com a China e Rússia, Quirguistão, Uzbequistão e Turcomenistão.

Veja tambémMapa da Europa: Países, capitais e principais cidades

Maiores países em população

Outra forma de compreender a dinâmica dos países é observando sua população. Lembrando que existe a população absoluta, ou seja, total, e a população relativa, aquela que se estipula levando o território em consideração. Os maiores países do mundo em população são a China em primeiro lugar, com mais de 1.401.586.609 habitantes em 2015, em segundo lugar estando a Índia com mais de 1.282.390.303 habitantes em 2015. Em terceiro lugar estão os Estados Unidos com mais de 325.127.634 habitantes em 2015, e ainda em quarto lugar a Indonésia com 255.708.785 habitantes em 2015. O Brasil ocupa o quinto lugar com mais de 203.657.210 habitantes em 2015.

É importante observar que os dois países mais populosos do mundo estão localizados no mesmo continente, a Ásia, sendo este também o continente com mais contingente populacional do planeta Terra. A Europa tem uma população total de mais de 741,4 milhões, cujo país mais populoso é a Rússia, seguida pela Alemanha, Turquia e França. A população total da Rússia conta com mais de 144,3 milhões de habitantes.

Apesar de bastante populosa, a Rússia não é um país com elevada densidade demográfica, a qual fica na casa dos 8,2 habitantes por quilômetro quadrado, bem abaixo do Brasil, que tem cerca de 23,8 habitantes por quilômetro quadrado. Isso porque a Rússia tem um imenso território, e sua população se concentra principalmente na porção europeia do país, onde estão as principais atividades econômicas e industriais. 

Qual o maior país da Europa Ocidental?

Dos países da porção Ocidental da Europa, segundo critérios da Organização das Nações Unidas, com o método de divisão por regiões geográficas, a Europa ocidental seria compreendida pela Alemanha, a Áustria, a Bélgica, a França, Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, os Países Baixos e a Suíça. Destes, o país que possui o maior tamanho de território é a França, a qual é seguida pela Espanha. A França tem uma extensão territorial de 643.801 km², enquanto a Espanha tem 505.990 km² de território. 

Qual o menor país do continente

O menor território localizado no continente europeu é a Cidade do Vaticano, ou Estado da Cidade do Vaticano, cuja extensão é de apenas 44 ha, estando ela dentro da cidade de Roma, capital da Itália.

Praça de São Pedro no Vaticano

A cidade do Vaticano possui apenas 44 hectares, sendo o menor país da Europa (Foto: depositphotos)

No ano de 2017, a população do Vaticano era de cerca de 1000 pessoas, no entanto, o local recebe muitos visitantes diariamente, onde está a Basílica de São Pedro. A economia do Vaticano envolve principalmente as atividades turísticas, como a visitação aos seus museus, bem como os donativos dos fiéis da Igreja Católica. O Vaticano possui soberania, sendo que o país é governado pelo Papa, o qual tem a possibilidade de criar e promulgar leis, conforme for mais adequado para aquele território. 

Conclusão

Há uma grande diversidade em relação ao tamanho dos países existentes no continente europeu, bem como em relação aos indicadores de população. Neste breve artigo, você leu sobre o maior país da Europa Ocidental, bem como sobre quais são os maiores países da Europa em população.

Veja também: Quantos países fazem parte da Europa?

Ainda, sobre o menor país em extensão territorial da Europa, bem como o país mais populoso. Viu também qual o menor pais da Europa. Esses conhecimentos são muito interessantes, porque mostram a forma como os territórios são ocupados de forma desigual pela população, ficando algumas áreas densamente habitadas, outras tantas quase como vazios demográficos.

Dentro do continente europeu há uma grande desigualdade em relação ao tamanho dos territórios, estando em parte dele o maior país do mundo – a Rússia, com território transcontinental – e também o Vaticano, com o menor território do mundo.

*Luana Polon é Mestre em Geografia pela Unioeste, Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU).

Referências

» VESENTINI. José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).