,

Entenda a diferença entre ‘mais’ e ‘mas’ e use corretamente

Algumas dúvidas que envolvem a língua portuguesa são muito recorrentes, como, por exemplo, a diferença entre “mais” e “mas”. Ambas as palavras existem no nosso idioma e estão corretas, porém, os seus significados são diferentes e elas devem ser empregadas em contextos distintos.

Muitas pessoas erram quando querem estabelecer relações de oposição e acabam confundindo as duas palavras. Entenda a diferença entre “mais” e “mas” com a ajuda do artigo que preparamos para você.

“Mais” ou “mas”: qual devo utilizar?

Observe as orações a seguir:

Entenda a diferença entre 'mais' e 'mas' e use corretamente

Foto: depositphotos

Eles estudaram para o vestibular, mas não alcançaram a nota de corte. (CERTO)
Ou
Eles estudaram para o vestibular, mais não alcançaram a nota de corte. (ERRADO)

Veja mais um exemplo:

Os meus irmãos eram os mais estudiosos da turma. (CERTO)
Ou
Os meus irmãos eram os mas estudiosos da turma. (ERRADO)

É extremamente comum confundir o advérbio de intensidade “mais” com a conjunção adversativa “mas”, porém, com os exemplos acima fica mais fácil descobrir quando cada palavrinha deve ser utilizada, não é mesmo? Agora vamos ver a questão mais detalhadamente.

Quando usar “mais”?

O vocábulo “mais” expressa ideia de intensidade, quantidade. Trata-se de um advérbio de intensidade que corresponde ao contrário de “menos”. Confira os exemplos a seguir:

-Fale mais alto, por favor.
-Você venceu mais uma vez!
-Ele era o mais estudioso da turma.
-Ele é um dos homens mais inteligentes que eu conheço.
-Preciso de mais duas canetas.

Quando usar “mas”?

A palavra “mas” é usada principalmente como conjunção coordenada adversativa, devendo ser empregada em situações que indicam oposição, adversidade, sentido contrário. Caso você ainda tenha dúvida, tente substituir com outras conjunções equivalentes, como “porém”, “contudo”, “todavia” e “entretanto”. Se o sentido for o mesmo, você deverá escrever “mas”.

Observe os exemplos a seguir:

-Meu irmão esforçou-se bastante, mas não obteve o resultado desejado.
-Ela estudou para o concurso, mas não foi aprovada.
-Joana trabalha muito, mas ganha pouco.
-Gosto de você, mas você me irrita.
-Hoje eu acordei animada, mas não quis sair com os meus amigos.

Sobre o autor

Avatar
Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.