Espanhol: Entenda sobre o grau dos adjetivos qualificativos

Os adjetivos são palavras invariáveis que têm a função gramatical de qualificar ou determinar o substantivo. Devem concordar com os substantivos que acompanham, sofrendo variações de gênero, número e grau.

Classificam-se em dois grupos: os adjetivos qualificativos e os adjetivos determinativos. Neste artigo, abordaremos o grau dos adjetivos qualificativos.

Os adjetivos qualificativos (Los adjetivos cualificativos)

Os adjetivos qualificativos acrescentam qualidades ao substantivo.

Exemplo: Niños estudiosos. (Crianças estudiosas)

Os adjetivos qualificativos subdividem-se em explicativos (ou epítetos) e especificativos.

Espanhol: Entenda sobre o grau dos adjetivos qualificativos

Foto: depositphotos

Explicativos ou epítetos

Os adjetivos explicativos ou epítetos são aqueles que expressam uma qualidade que os substantivos já possuem, isto é, uma característica natural do nome. Normalmente eles aparecem antes do substantivo.

Exemplo: José paseaba sobre la blanca nieve. (José andava sobre a branca neve)

Observe que, na frase acima, o adjetivo “blanca” serve apenas para chamar a atenção, uma vez que indica uma qualidade própria da neve. Se retirarmos o adjetivo, o significado da oração não seria alterado.

Especificativos

Os adjetivos especificativos têm a característica de especificar o substantivo, diferenciando-o de outros nomes. Normalmente eles aparecem depois do substantivo.

Exemplo:

Las rosas blancas de su jardín están muy bellas. (As rosas brancas do seu jardim estão muito belas)

Na frase acima, o adjetivo “blancas” qualifica as rosas, diferenciando=as do resto. Se retirarmos o adjetivo, a oração perde o significado.

Grau dos adjetivos qualificativos

Os adjetivos qualificativos podem expressar diferentes graus de significação. Exemplo: muy caliente, el más caliente, más caliente, menos caliente etc. No espanhol, os adjetivos sofrem variação de grau de três maneiras: positivo, comparativo e superlativo.

Grau positivo

O grau positivo indica simplesmente a qualidade do substantivo. Exemplo: calle ancha (rua larga).

Grau comparativo

O grau comparativo expressa a qualidade do substantivo em comparação a outro. Pode ser de superioridade, igualdade ou inferioridade.

– De superioridade: más grande que;
– De igualdade: tan grande como;
– De inferioridade: menos grande que.

Grau superlativo

O grau superlativo expressa a qualidade do substantivo no grau mais elevado. Classifica-se em superlativo absoluto e superlativo relativo.

– Superlativo absoluto: expressa o grau máximo do adjetivo, sendo formado pelo acréscimo do sufixo “ísimo/ísima/rimo”ou pelo advérbio “muy”.

Exemplos: superbueno; fortísimo; muy pobre; divertidísima.

– Superlativo relativo: expressa o grau máximo do adjetivo quando estabelece uma relação com outros nomes.

Exemplo: Juan es el más inteligente de mis amigos.

Sobre o autor

Avatar
Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.