Período simples e composto – Diferenças e exemplos

Nunca mais tenha dúvidas em relação a formação das frases pertencentes aos períodos composto e simples. Veja como identificá-las e entenda seu conceito

As definições de período simples e período composto estão entre as dúvidas mais frequentes relacionadas à Língua Portuguesa. Essa é uma  das coisas que são ensinadas logo nos primeiros anos da escola, e, talvez por isso mesmo, quando chegamos à idade adulta não temos tanta certeza do que caracteriza cada tipo de período.

Para que seja mais fácil compreender o que é período simples e período composto, é preciso voltar a algumas questões bem básicas, como a definição de frase.

Frase x Oração

Período simples e composto - Diferenças e exemplos

Foto: depositphotos

Todo enunciado que contenha um sentido em si e consiga transmitir uma mensagem é considerado uma frase. As frases podem ser compostas por apenas uma palavra ou por várias, e não precisam necessariamente conter um verbo.

Exemplos:

-Silêncio, querido.
-Um pouquinho mais feliz.
-Muito obrigada!
-“As luzes da cidade estavam amortecidas.” (Érico Veríssimo)

Na oração sempre há a presença de um verbo ou locução verbal, pois a oração faz referência mais especificamente a algum tipo de ação.

Exemplos:

-Estive lá ontem.
-O que você faz aí?
-Choveu durante a noite.

Período

O período nada mais é do que uma frase constituída de uma ou mais orações, podendo ser simples ou composto.

Período simples

O período simples é o mais comum e pode ser encontrado em qualquer revista, livro ou jornal, pois, como o próprio nome já diz, ele é simples: composto apenas por uma oração e formado pelo sentido de apenas uma ação verbal.  As frases em período simples também são chamadas de orações absolutas.

Exemplos:

-Meu irmão vai agora ao cinema.
-“A ignorância do bem é a causa do mal.” (Demócrito)

Período composto

Uma frase que pertence ao período composto é formada sempre por duas ou mais orações. Você pode fazer uma frase com 20 orações, mas, para que ela pertença ao período composto, é preciso que o sentido delas se encaixe e que ela seja compreensível.

Existem dois tipos de período composto:

Período composto por subordinação:

Nesse período, as frases são formadas por uma oração principal e demais orações que completam o sentido da primeira e a enriquecem. As orações subordinadas podem exercer várias funções na frase, de adjunto adverbial a complemento nominal.

Exemplos:

-Só me resta uma alternativa: desistir de você.
-Queremos que você seja nossa madrinha.

Período composto por coordenação:

O próprio nome já entrega: esse tipo de período é formado por duas ou mais orações coordenadas. Nenhuma oração possui dependência das outras, mas o sentido delas se encaixa, é claro.

Exemplos:

-Ele desmentiu tudo, mas demonstrou que estava fingindo.
-Pegue o carro e leve as crianças!

 

*Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas).